Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
 «Pensar a escrita com Joana Bértholo»

Logotipo da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva - Espinho

Biblioteca

Espinho - Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva

Actividade / Evento

«Pensar a escrita com Joana Bértholo»

Descrição

 

No âmbito do projeto «Pensar a escrita» terá lugar na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, em Espinho, no dia 2 de junho, pelas 15h00, mais uma sessão com Joana Bértholo, dirigida ao público em geral.


 

 

Descrição:
Tendo em conta a aposta no enriquecimento, conhecimento, tradição e vivência cultural da praia e cidade de Espinho, marcada por importantes figuras da história da literatura como Manuel Laranjeira, Miguel de Unamuno, José Marmelo e Silva, entre outros, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva iniciou no  mês de março, um novo projeto designado de «pensar a Escrita».

 

Trata-se de um convite dirigido a vários autores, muitos deles nomes consagrados da literatura portuguesa e outros, jovens e proeminentes escritores, para virem a Espinho apresentar as suas obras mais recentes, numa aposta da Câmara Municipal de Espinho em dar a conhecer aos espinhenses o que de melhor se faz no âmbito da escrita em língua portuguesa.

 

 

Joana Bértholo
Nascida em Lisboa, 1982. Licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Em paralelo à criação literária, escreve para dança, para teatro, e dá aulas. Em teatro, escreveu para 2 edições do Festival Teatro das Compras, 2014 e 2015, com direcção artística de Giacomo Scalisi. Em 2015/2016 fez parte do Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II, com coordenação de Rui Pina Coelho, no âmbito do qual escreveu a peça "O Quarto Minguante", que estará em cena no Teatro Nacional D. Maria II no final de 2018.

 

O percurso literário começa em 2005, com 23 anos, como finalista do prémio Jovens Criadores. Em 2009, o seu primeiro romance “Diálogos Para o Fim do Mundo” ganha o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, e é publicado pela editorial Caminho. Desde então publicou outro romance (“O Lago Avesso”), dois livros de contos (“Inventário do Pó”, e “Havia”), e um livro infanto-juvenil (“O Museu do Pensamento”) todos na Editorial Caminho; bem como outros livros noutras editoras, com destaque para a Dois Dias Edições e as edições Prado. Foi duas vezes nomeada para o Prémio Novos, em Literatura, e teve um conto publicado na revista Granta. “Inventário do Pó”, foi considerado pelo crítico literário Miguel Real (Jornal de Letras) “um dos melhores romances de 2015”. O próximo romance intitula-se “Ecologia” e está previsto para a Primavera de 2018.

 

 

 

 

Morada

Av. 24, Parque João de Deus

Data de Início

02-06-2018

Data de Fim

02-06-2018

Horário

15h00

Contacto para Informações

Tel.: 227 335 800 / E-mail.: bme@cm-espinho.pt

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 23-05-2018