Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
 Oficina de expressão plástica "Artistas de Palmo e Meio"

Oficina de expressão plástica "Artistas de Palmo e Meio"

Biblioteca

Cascais - Biblioteca Infantil e Juvenil

Actividade / Evento

Oficina de expressão plástica "Artistas de Palmo e Meio"

Descrição







Conheça a programação da atividade oficina de expressão plástica "Artistas de Palmo e Meio" a decorrer na  Biblioteca Infantil e Juvenil, em Cascais, nos dias 21, 22 e 23 de dezembro,  dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos.



 
Descrição:  


Com a literatura para a infância e para a juventude como ponto de partida, e sob a mediação de Emma Andreetti e Monica di Eugenio, a Biblioteca Infantil e Juvenil promove três oficinas de expressão plástica, para aproveitar o tempo livre das férias de Natal.
 


Programa:



Dia 21 de dezembro 2021
Para que serve isto? - Oficina de impressões insólitas
Para que serve um garfo? E um rolo? E uma cenoura? E uma flor? Partindo da leitura do livro “Para que serve?”, de José Maria Vieira Mendes e Madalena Matoso, queremos brincar com os usos inesperados e surpreendentes de objetos comuns que temos ao nosso alcance no dia-a-dia.
Nesta oficina, onde se fazem muitas perguntas, se comem flores ao lanche, se desenha com martelos e criam carimbos com garfos, os inventores e as inventoras irão imprimir padrões e desenhos em papel, utilizando objetos de uso quotidiano como matrizes de impressão, e experimentar uma impressão em tecido com a técnica de tataki.



 
Dia 22 de dezembro 2021
A despensa do artista - Oficina de construção de carimbos e ilustração
O rato Frederico não ajuda os seus irmãos a recolher o trigo para se preparar para o inverno. Fica de lado, a olhar à sua volta. Está a armazenar outra coisa: o Frederico acha que os ratos também precisam de raios de sol, cores e palavras para sobreviver aos meses mais frios do ano. Inspirados por este rato-artista vamos pensar no que queremos guardar para o nosso inverno. O que faz falta? O que recolhemos? O que vamos partilhar?
Com madeira, tintas e tesouras, e inspirados pelos desenhos do Leo Lionni, autor do livro “Frederico”, vamos criar carimbos para ilustrar um calendário-despensa que sirva para guardar o que precisamos nas nossas tocas para o ano que há de vir.



 
Dia 23 de dezembro 2021
Pequenas coisas que mudam o mundo -Oficina de móbiles
Um pássaro não é apenas um pássaro e uma pessoa deve não ser apenas uma pessoa. Ao ler o livro “Os pássaros”, da Albertine e do Germano Zullo, vamos surpreender-nos com a história de um camionista que, junto a um pássaro muito pequeno e muito pouco colorido, descobre como as pequenas coisas são verdadeiros tesouros.
Como eles, nós também vamos embarcar numa viagem à descoberta dos pequenos detalhes que mudam o mundo. Vamos explorar o Jardim e os recantos da Biblioteca à procura de galhos, palavras, folhas e outras preciosidades que lá estão… às vezes só precisamos de afinar o olhar! No final desta oficina, usando as nossas descobertas, algum arame e papel, vamos construir um móbile de pequenos tesouros voadores para pendurar nas nossas casas e não esquecer as pequenas coisas que mudaram este dia.
 





Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos 
Inscrições: a partir de dia 10 de dezembro 2021  através do email: bij@cm-cascais.pt










Morada

Av. Costa Pinto 27

Data de Início

21-12-2021

Data de Fim

23-12-2021

Horário

10h30 - 12h00 e 14h00 - 15h30

Contacto para Informações

Tel.: 214 815 326 / Email: bij@cm-cascais.pt

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-11-2021