Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Desafios da IFLA aos profissionais de biblioteca 2


 

​10 Minute International Librarian

IflaEstrat.png

 

Seguindo a sua Estratégia 2019-24, a IFLA apoia, inspira, envolve, disponibiliza e conecta o mundo das bibliotecas na missão destas de assegurarem o acesso à informação e às tecnologias, disponibilizar recursos, apoiar o desenvolvimento de competências e preservar o património.

Estratégia 2019-2024 da IFLA em https://www.ifla.org/strategyIFLAEst1.jpg

No seguimento da campanha "10 Minutes Library Advocate", que da mesma forma sistematizámos no nosso site ao longo de 50 semanas, a IFLA lançou uma nova iniciativa denominada "10-Minute International Librarian" que pretende identificar ideias que promovam o contributo e envolvimento dos profissionais das bibliotecas na concretização da sua Estratégia.

Nesse âmbito, semanalmente, serão publicados desafios com esse objetivo, onde é igualmente feita a sua relação específica com a Estratégia da IFLA.

Nesta página, a DGLAB irá recolher e divulgar as propostas da IFLA, à medida que forem sendo lançadas.

 

 ​iflaEstrat1.jpg

 

No desafio #1, é proposta a utilização dos dados constantes do "IFLA Library Map of The World" para uma perceção do panorama mundial e regional sobre as bibliotecas, promoção da sua importância e reforço dos potenciais contributos em campanhas de "advocacy" - "Linha estratégica  2, Iniciativa chave 1: Produzir, comunicar e distribuir recursos e materiais que inspirem a
profissão".

No desafio #2, é proposta a incrementação da presença das bibliotecas na Internet, na sequência da campanha bi-anual #1Lib1Ref, quer através da elaboração de artigos na Wikipedia, quer do melhoramento daqueles já existentes de, ou sobre, bibliotecas - "Linha estratégica  2, Iniciativa chave 2: Disponibilizar campanhas, informações e outros produtos de comunicação de alta qualidade de forma regular para engajar e motivar
as bibliotecas".

iflaEstrat2.jpg
IFLA2des3.jpg

No desafio #3, a proposta é recordar uma iniciativa inovadora de sucesso e analisar os fatores chave desse mesmo sucesso -  "Linha Estratégica 3, Iniciativa chave 2: Desenvolver o espírito de colaboração contínua no campo das bibliotecas através da utilização de ferramentas de networking virtual, permitindo aos bibliotecários envolver-se e participar em conversações globais".

 

O desafio #4 propõe seguir atividades e grupos de interesse da IFLA onde faça sentido participar (serviços, regiões, tipologia de biblioteca, áreas de trabalho, programas específicos) - "Linha Estratégica 3, Iniciativa-chave 2: Apoiar e incentivar a participação em redes e ligações virtuais"

 

iflaEstrat4.jpg

 

iflaEstrat5.jpg

​    

O desafio #5 propõe a construção de parcerias, não só dentro da área mas também fora dela, como forma de aumentar os impactos e reduzir esforços. São inúmeros os benefício de identificar parceiros e concretizar parcerias com setores governamentais que partilhem objetivos, simpatias e públicos e cujo apoio pode ajudar as bibliotecas a alcançar melhores resultados e de maior impacto. - "Linha Estratégica 3, Iniciativa-chave 3: Aumentar a capacidade das bibliotecas de disponibilizarem ações adaptadas às carateristicas regionais e nacionais, fortalecendo associações, instituições e redes de bibliotecas em todos os níveis"

 

​No desafio #6 é proposto identificar e destacar uma característica/item específico da coleção e divulgá-lo nas redes sociais, se possível disponibilizando-o na íntegra em formato digital - "Linha estratégica 3, Iniciativa chave 2: Apoio à presença nas redes sociais e às coleções virtuais".

 

IflaEstrat6.jpg

iflaestrat7.jpg

 

O desafio #7 propõe a identificação de um desafio em comum com outra biblioteca, preferencialmente uma biblioteca não similar, ou seja de outro país ou outro tipo de biblioteca, o que melhorará o tipo de respostas a encontrar em conjunto. - "Linha estratégica 3, Iniciativa chave 2: Apoio à presença nas redes sociais e às coleções virtuais".

 

​O desafio #8 propõe definir uma prioridade, realista mas com impacto, na estratégia de advocacy da biblioteca (apoios e financiamentos, integração e/ou participação em programas de outras áreas como a educação, emprego ou saúde, etc.). - "Linha estratégica 1, Iniciativa chave 3: Trabalhar com as associações de bibliotecários e bibliotecas para identificar os principais desafios legais e de financiamento" 

iflaestrat8.jpg

Iflaestrat9.jpg

 

O desafio #9 incentiva a apoiar o desenvolvimento das carreiras dos futuros líderes. - "Linha estratégica 3, Iniciativa chave 4: Proporcionar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional que atualizem as práticas atuais, capacitando os profissionais para o envolvimento na comunidade, transformando os líderes do futuro."

 

O desafio #10  incentiva a procura e incrição num blog da área das bibliotecas onde sejam partilhadas novas visões e abordagens de pessoas de diferentes "backgrounds". - "Linha estratégica 2, Iniciativa chave 2.1: Produzir, comunicar e partilhar recursos e materiais inspiradores para os profissionais."

IflaEstrat10.jpg

iflaestrat11.jpg

 

O desafio #11 incentiva ao desenvolvimento de uma capacidade ou competência que os profissionais considerem passível de melhoria. Quer seja na participação em encontros, conferências ou apresentações, quer seja através de leituras que enriqueçam o conhecimento em determinada área, os profissionais devem atualizar-se e aprofundar conhecimentos e capacidades. - Linha estratégica 3, Iniciativa chave 3.4:  Proporcionar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional que atualizem e melhorem as práticas atuais, aumentando a capacidade dos profissionais para envolver a comunidade.

No desafio #12, a IFLA sugere o acompanhamento do seu trabalho no que se refere a orientações e diretrizes especifícas para cada tipo de biblioteca, de utilizadores e de serviços. Estão disponíveis muitos recursos no seguinte endereço: https://www.ifla.org/node/8750

Linha estratégica 2, Iniciativa chave 2.3: Desenvolver normas, orientações, diretrizes e outros materiais para as melhores práticas profissionais, permitindo que a adaptação das bibliotecas às ráidas mudanças e ao acompanhamento das tecnologias para que possam responder às expectativas dos utilizadores.

IflaEstrat12.jpg

 ​  IflaEstrat13.jpg

O desafio #13 pede aos profissionais que desenvolvam uma argumentação para a sua biblioteca, de apenas 1 minuto, capaz de chamar a atenção e entusiamar uma audiência. Deverão ser utilizadas frases fortes e curtas e ser dada especial atenção à primeira frase.

Linha estratégica 1, Iniciativa chave 1.3: Trabalhar com as associações de bibliotecários e de bibliotecas para identificar desafios e promover a ação.

O desafio #14 convida os profissionais a estarem atualizados e bem informados, procurando fontes de informação de qualidade (newsletters, redes sociais, blogs, etc.). Não só os utilizadores necessitam de informação de qualidade, mas também os profissionais precisam de estar bem informados, para não perderem oportunidades e poderem planear e antecipar respostas proativas no apoio às comunidades.

Linha estratégica 2, Iniciativa chave 2.2: Disponibilizar regularmente campanhas, informações e outros recursos de comunicação de qualidade para envolver e motivar as bibliotecas, promovendo uma mentalidade ativa na profissão, desafiando as estruturas e os comportamentos e dando, motivação e ferramentas para agir.

 ​

IflaEstrat14.jpg

iflaestrat15a.png

​O desafio #15 convida a refletir sobre de que forma as tecnologias (equipamentos e programas) podem servir para otimizar, ou criar, serviços de biblioteca.

Linha estratégica 2, Iniciativa chave 2.4: Disponibilizar ferramentas e recursos para apoiar o trabalho das bibliotecas.  

​No desafio #16, a proposta é que se faça a revisão dos planos de gestão de risco, sobretudo agora numa época de incertezas quanto a futuras crises e contingências. Caso não tenha nenhum plano elaborado, faça-o, antecipando o máximo que possa antecipar e traçando alguns cenários possíveis. Prevenir procedimentos e estar preparado para adversidades e desafios, ajuda a um melhordesempenho.

Linha estratégica 2, Iniciativa chave 2.3: Desenvolver, diretrizes, normas e guias e outros materiais que ajudem à implementação de boas práticas nas bibliotecas.

iflaestrat16.jpg
iflaestrat17.jpg

​Estatísticas, sondagens, observação direta, "feedback" dos utilizadores, histórias de vida mudadas... Pensar em formas de medir e avaliar o sucesso da sua biblioteca é o desafio #17 proposto pela IFLA. 

Linha estratégica 3, Iniciativa chave 3.3: Desenvolver normas, orientações e outros materiais que incentivem as boas práticas profissionais. 

A proposta #18 sugere ter presente uma ferramenta forte para "advocacy". Sendo a "advocacy" uma uma prioridade das bibliotecas, assume especial relevância em tempo de crise financeira como a que se adivinha num futuro próximo. Ao tentar mudar mentalidades, o recurso a ferramentas previamente pensadas e planeadas aumentam o impacto dos esforços das bibliotecas: um cartaz, um tripctico, ou outro instrumento que ajude a comprovar os contributos das bibliotecas com números, argumentos ou imagens.

Linha estratégica 1, Iniciativa chave 1.3: Demonstrar o contributo das bibliotecas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

iflaestrat18.png

 


 =======================================================================

#10MinuteInternationalLibrarian

Atualizado a 22-09-2020 | RD


01-06-2020 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 25-09-2020