Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Ano Ibero-americano das Bibliotecas


​Na última XX Conferência Ibero-Americana de Ministras e Ministros da Cultura da Ibero-América, realizada em 2019, o ano de 2021 foi declarado Ano Ibero-Americano das Bibliotecas. Esta decisão configura uma oportunidade para encetar conversações a nível regional sobre o valor das bibliotecas e o seu papel no desenvolvimento dos países ibero-americanos. 

No contexto da pandemia, face aos grandes desafios de acesso à informação, todos os tipos de bibliotecas se reafirmaram como espaços necessários para que as pessoas tenham acesso a informações fidedignas e seguras, locais que garantem o acesso ao conhecimento, à informação e ao desenvolvimento cultural. 

O Ano Ibero-Americano das Bibliotecas reunirá todos os tipos de bibliotecas: públicas, populares, comunitárias, digitais, móveis e itinerantes, universitárias, escolares, especializadas, nacionais, indígenas, em cadeias ou prisões. Será um tempo de reflexão sobre as bibliotecas de uma região composta por 23 países: Andorra, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

Ao longo dos doze meses do ano está prevista a realização de uma grande variedade de atividades, divididas em 6 eixos:

  1. O mundo diverso das bibliotecas: tipos e serviços.
  2. Os desafios das bibliotecas após a pandemia.
  3. Bibliotecas além dos livros: um lugar para as pessoas.
  4. Inovação e bibliotecas: o que significa inovar e como fazê-lo?
  5. Bibliotecas como entidades fundamentais para o desenvolvimento da Agenda 2030.
  6. Bibliotecas como locais para a inclusão de populações desfavorecidas e minorias. 

A partir de janeiro de 2021, todas as bibliotecas da Ibero-América poderão participar do evento, vinculando atividades à programação através de um registo no site do Iberbibliotecas onde tambémtambém encontrarão as imagens promocionais, incluindo um selo para identificar os eventos que pretendem relacionar com esta celebração.


a1.jpg

Dia 16 de dezembro, pelas 14h PT, num encontro virtual com transmissão nas redes sociais do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas - Iberbibliotecas, será apresentado o Ano Ibero-americano das Bibliotecas, onde participarão representantes das entidades que integram a Comissão Organizadora:

  • Ana Maria da Costa Souza, Presidente da IBERBIBLIOTECAS e Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Brasil.
  • Enrique Vargas, Coordenador do Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria Geral Ibero-americana, SEGIB.
  • Jeimy Hernández, Coordenadora da Área de Leitura e Bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe, CERLALC.
  • María Angélica Fontes, Presidente da Federação Internacional de Associações Bibliotecárias, Secção para América Latina e o Caribe, IFLA LAC, e Presidente do Colégio de Bibliotecários do Chile.
  • Diana Patricia Restrepo, Presidente da Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais da Ibero-América, ABINIA, e Diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia.
#AnoIberoamericanoDasBibliotecas
#BibliotecasQueCriamFuturos
ap1.jpg

14-12-2020 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 21-10-2021