Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Biblioteca Municipal da Batalha - José Travaços Santos na RNBP



A Biblioteca Municipal da Batalha, desde 2013 denominada José Travaços Santos num reconhecimento do Município, ao conceituado etnógrafo e historiador da Batalha, aderiu à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Com a celebração do Protocolo de Adesão a Biblioteca passa a integrar a RNBP, podendo desde já aceder e usufruir de todos os recursos e serviços disponibilizados pela DGLAB às Bibliotecas da Rede. Entre outros, participar em iniciativas de carácter local, regional, nacional e internacional promovidas por este organismo ou pelos seus parceiros, beneficiar de futuros programas de apoio da DGLAB e integrar a lista pública, sistematizada e atualizada das bibliotecas da RNBP, nomeadamente aquela disponibilizada no Portal Bibliotecas desta Direção-Geral, juntando-se assim às restantes 226 bibliotecas públicas que já beneficiam das oportunidades da integração.

BIBbatalha.jpg

O atual edifício, construído de raiz com o objetivo de possibilitar a oferta de um serviço de biblioteca pública de maior qualidade aos cidadãos, foi inaugurado em 2001.

A sua coleção conta com mais de 46 mil títulos, incluindo documentos audio, vídeo e multimédia, e possui tablets para utilização dos leitores. Disponibiliza também o acesso a mais de 200 títulos em formatos acessíveis (braile, audiolivros, entre outros);

Em 2004, tendo por base a descentralização dos serviços de leitura, foi criado o Pólo de São Mamede, instalado no edifício da Junta de Freguesia local.

biblioteca_nova.jpgComplementa o serviço que presta à comunidade com uma Biblioteca Itinerante que promove o livro e a leitura junto das populações mais afastadas da sede do Concelho.

 Numa lógica de complementaridade da Biblioteca e do Pólo de São Mamede, a Biblioteca Itinerante também desenvolve acções nas Instituições de Solidariedade Social do Concelho. A carrinha, que foi substituída em 2009, está apetrechada com equipamento informático que permite disponibilizar acesso à Internet, e dispõe de um fundo documental de cerca de mil documentos.  

A Biblioteca Municipal José Travaços Santos é parceira do Instituto Politécnico de Leiria, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro Professor Albuquerque e Castro (Porto) no Projeto de Leitura Inclusiva, o PLIP, projeto premiado pela DGLAB em 2015 com Menção Honrosa no Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas.

Ao longo dos anos tem vindo a desenvolver diversos projectos de promoção da leitura, entre eles o Concurso Literário "O Fio da Memória - o Conto", as "Histórias do Fumeiro" - projeto de dramatização de histórias tradicionais nas IPSS do concelho, o projeto de dinamização de leitura no Estabelecimento Prisional de Leiria,"Biblioteca, Uma Porta Aberta", o "Biblioclube 24" – Máquina de empréstimo de livros, os "frigoríficos com livros" em bares, bem como a organização anual da Feira do Livro e do Jogo da Batalha.

Desde 2012, integra a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da Unesco.

 

16-4-2018 RD


   
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-04-2018