Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Para ser uma Biblioteca Social


NOVO_Infografía FINALBPreduzido.jpg

O Grupo de Trabalho Estratégico sobre Função Social das Bibliotecas do Conselho de Coordenação Bibliotecária do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, elaborou os “10 Mandamentos para uma Biblioteca Social”, em 2018, como forma de sensibilizar bibliotecários e decisores para a necessidade das bibliotecas reforçarem a sua dimensão social e estarem mais atentas às reais necessidades da comunidade.

Muitas vezes falamos sobre a função social que a biblioteca possui e que, juntamente com as funções culturais, informativas e educativas, constituem os fundamentos sobre os quais o seu trabalho e sua razão de existir se baseiam.

Essa função social, tornou-se ainda mais necessária nos últimos anos devido à crise económica, política e de valores que afetou todos os países e que produziu efeitos negativos nas sociedades e nas pessoas. No mundo ocidental, esta crise revelou a fraqueza dos regimes democráticos e o colapso de vários setores da sociedade, afetando seriamente os direitos fundamentais que acreditávamos consolidados.

Assim, as bibliotecas como instituições atentas às mudanças na sociedade, reforçaram a sua dimensão social e lançaram novos projetos e serviços para aliviar os problemas acima mencionados e melhorar as condições de vida das comunidades. No entanto, na grande maioria dos casos, essas iniciativas foram focadas em aspetos ou grupos específicos e muito raramente foi possível dotar a atividade da biblioteca com essa marca social.

O objetivo deste documento é o de alertar para a necessidade das NOVO_10_mandamentos_FINALBPreduzido.jpgbibliotecas reforçarem a sua dimensão social, em todas as suas intervenções, na convicção de que cada uma delas, independentemente do seu tamanho e área de abrangência, pode transformar esta vertente social numa estratégia que marque a sua atividade e contributo para as comunidades, ao mesmo tempo que pode servir para monitorizar o seu desempenho e demosntrar a importância do seu papel junto dos decisores.

Consulte também a nossa notícia com a compilação de contributos elaborada pela Fundación Biblioteca Social.


2-3-2020 BDE    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 02-07-2020