O júri da edição 2021 do Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais considerou ser de atribuir o Prémio ao projeto "Cacifo de Leituras" promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal, por ser um exemplo da resposta que muitas bibliotecas deram para continuar a servir as suas comunidades em tempo de pandemia. Destacou ainda o facto de se tratar de um projeto com impacto e sustentabilidade, sendo que o serviço criado continua a funcionar, tendo fidelizado os seus utilizadores e procurando atingir públicos cada vez mais alargados e fora do horário normal de funcionamento da Biblioteca.

Procurando cumprir as medidas vigentes para a mitigação da Covid-19, evitando proporcionar aglomerações de pessoas e o contacto pessoal, implementou no início de 2021, um serviço de empréstimo domiciliário, em regime de take away, que ainda hoje se mantém. O Cacifo de Leituras, projeto diferenciador a nível nacional, recorre ao agendamento prévio e online, com recurso a um cacifo externo, dotado de aloquetes de código numérico.
Para o efeito, o leitor seleciona os documentos pretendidos (para o que tem disponível o catálogo online), faz a sua reserva (no catálogo, via telefone ou via email), recebe o número do cacifo e um código de três algarismos para a sua abertura, podendo levantar o seu pedido a qualquer hora do dia. Se o objetivo for a devolução dos empréstimos, poderá também entrar em contacto com a Biblioteca Municipal que lhe facultará um cacifo e respetivo código, onde deixará as obras a devolver (
infografia).
Saiba mais sobre este Prémio na página
Edição 2021 do nosso site!