Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Encontro Nacional de Ciência Cidadã


No próximo dia 26 de outubro terá lugar no Teatro Thalia, em Lisboa, ​o Encontro Nacional de Ciência Cidadã, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Este Encontro procura reunir as comunidades envolvidas em iniciativas de Ciência Cidadã em Portugal e evidenciar experiências, percursos e exemplos que nos permitam responder coletivamente à pergunta: O que é que acontece quando colocamos a ciência na sociedade, quando a abrimos ao público?
Tendo presente a dinâmica internacional em curso neste domínio, este encontro tem, também, como propósito iniciar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã.

A investigação e os processos de inovação desenvolveram-se exponencialmente ao longo do século XX, acompanhando a necessidade e a tendência para a democratização do acesso ao conhecimento e dos seus benefícios para a sociedade.
Expressões como “responsabilidade social”, “investigação responsável (RRI)”, “public engagement”, “investigação colaborativa”, “co-criação” ou “ciência cidadã” constituem hoje uma evolução na forma como a ciência é pensada, criada, comunicada e apropriada. Esta evolução, e a sua integração no paradigma da Ciência Aberta, tem criado contextos de inclusão de múltiplos atores sociais na participação ativa em processos científicos e na definição de agendas de investigação, alinhando os processos e os resultados da ciência com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade.

É neste contexto que se realiza o Encontro Nacional de Ciência Cidadã que tem como objetivos:

• Dar a conhecer os princípios e fundamentos da Ciência Cidadã.
• Promover o aumento da participação e envolvimento dos cidadãos nas atividades científicas, na partilha e construção colaborativa do conhecimento.
• Capacitar para a utilização, gestão, partilha e curadoria de dados de investigação.
• Identificar, mapear e agregar iniciativas, projetos, campanhas e desafios de ciência cidadã em Portugal.
• Alinhar com atividades transnacionais e internacionais de participação cidadã e/ou envolvimento dos cidadãos na resolução de desafios.
• Estimular a criação de uma comunidade de Ciência Cidadã
• Iniciar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã.

A participação gratuita mas de inscrição obrigatória

9-10-2017 RD


   
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 20-10-2017