Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Concurso Nacional de Leitura 2022/23


Abertura da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura - CNL

O CNL tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa, já na sua 16.ª edição, tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário).

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. 

Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em colaboração com os seus parceiros, o desenvolvimento do Concurso, sendo que a DGLAB assume a responsabilidade pela Fase Intermunicipal, apoiando as 23 bibliotecas municipais de cada Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana no acolhimento e organização do evento em representação da sua região! Esta fase congrega os vencedores selecionados na fase anterior em cada um dos seus municípios. Se for uma das 23 bibliotecas que este ano irá organizar a Fase Intermunicipal, consulte também o Guião de Apoio elaborado pela DGLAB.

CNL23banner600.jpg

As inscrições decorrem entre 12 e 28 de outubro de 2022 e deverão ser submetidas em formulário disponível no site do PNL 2027, sendo que a 11 de novembro de 2022, será publicará nesse portal a lista das escolas inscritas e das obras selecionadas para a Fase Escolas.

Regulamento Geral e mais informações estão disponíveis no site do Plano Nacional de Leitura, a quem cabe a organização da Final Nacional, a 3 de junho de 2023.



13-10-2022 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 30-11-2022