Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Espaços Cidadão em bibliotecas públicas do Alentejo


​Consequência da implementação de um projeto-piloto da AMA e da DGLAB, os Espaços Cidadão que serão integrados nas bibliotecas públicas, no Alentejo, irão permitir promover a literacia digital mediate o apoio por pessoal qualificado, à comunicação dos cidadãos com os serviços públicos da Administração Central, Local ou com entidades privadas.

No entendimento de que as bibliotecas públicas devem proporcionar a apropriação do seu espaço pela comunidade, considera-se fazer todo o sentido a integração de Espaços do Cidadão nestes equipamentos municipais, bem como de outros serviços de apoio à participação cidadã da comunidade.

Assim, no âmbito deste projeto-piloto, estão já em  funcionamento três Espaços Cidadão: Alandroal (local provisório), Biblioteca Municipal de Alvito e Biblioteca Municipal de Vendas Novas.

AlCM.jpg 

cidadao.jpg 

Em Alvito, o Espaço Cidadão encontra-se em funcionamento desde o início de dezembro 2019, na Biblioteca Municipal Luís de Camões que, na mesma lógica que presidiu à implementação deste projeto-piloto cuja intenção é o alargamento a outros locais no Alentejo, também alberga o Centro Local de Apoio à Integração de Migrante (CLAIM). 

No caso de Alandroal, o espaço foi inaugurado no final do passado mês de novembro de 2019, num local ainda provisório, dado o edifício da biblioteca ainda se encontrar em fase de construção.

O mais recente Espaço Cidadão em Bibliotecas Municipais funciona desde o dia 3 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Vendas Novas. Neste espaço será facilitado o acesso a mais de 60 serviços da administração central, podendo também ser prestado auxilio no acesso a outros serviços online.

 

Atualizada em 3-02-2020 | RD


4-12-2019 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 02-07-2020