Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2019


banner2019.jpg

Terminou, no passado dia 4 de maio, a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2019.

Esta fase, de caráter regional, serviu não só para celebrar a festa da leitura nas 23 Comunidades Intermunicipais, mas também para apurar os 8 alunos (2 por cada nível de ensino) que representarão a sua Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana na Final do Concurso Nacional de Leitura que se realizará no próximo dia 25 de maio, no Altice-Forum Braga.

Foi convidada uma biblioteca pública em cada Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana para organizar este evento, trazendo os livros para fora da escola, transformando o ato de ler numa festa, criando assim mais 23 motivos para celebrar a leitura: Albufeira (CIM Algarve), Viana do Alentejo (CIM Alentejo Central), Santa Marta de Penaguião (CIM Douro), Felgueiras (CIM Tâmega e Sousa), Figueira da Foz (CIM Coimbra), Alcácer do Sal (CIM Alentejo Litoral), Alvito (CIM Baixo Alentejo), Benavente (CIM Lezíria do Tejo), Idanha-a-Nova (CIM Beira Baixa), Boticas (CIM Alto Tâmega), Maia (A.M. do Porto), Viseu (CIM Viseu, Dão e Lafões), Barcelos (CIM Cávado), Sardoal (CIM Médio Tejo), Viana do Castelo (CIM Alto Minho), Vila Nova de Famalicão (CIM Ave), Bragança (CIM Terras de Trás-os-Montes), Pedrógão Grande (CIM Região de Leiria), Pinhel (CIM Beiras e Serra da Estrela), Sobral de Monte Agraço (CIM Oeste), Marvão (CIM ALto Alentejo), Aveiro (CIM Região de Aveiro) e Oeiras (A.M. de Lisboa).

Por termos testemunhado o empenho, a vontade e o profissionalismo com que as 23 Bibliotecas Municipais convidadas pela DGLAB acolheram e organizaram esta festa da leitura e dos leitores em cada Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana, não queríamos deixar de agradecer aos municípios que aceitaram este desafio e também a todas as equipas que contribuíram para o seu sucesso.

Não podíamos também deixar de louvar os bibliotecários das bibliotecas dos restantes municípios que marcaram a sua presença acompanhando os seus concorrentes, ou indo mais além e colaborando com os anfitriões, cientes de que a festa intermunicipal era também de cada uma das bibliotecas municipais e que por isso se fazia com a participação de toda a comunidade.

E porque quem valoriza a leitura valoriza a diferença e ainda porque estas festas foram feitas e participadas por pessoas e para as pessoas, não houve nenhuma igual à outra e apesar disso todas serviram para conviver em torno do prazer de ler, todas promoveram a competência da leitura, todas afirmaram a importância das bibliotecas municipais na promoção das literacias e, por fim, todas apuraram os seus 8 finalistas para a Final Nacional do CNL.

Resta-nos agora, para além do balanço que se impõe na perspectiva de melhoria contínua, desejar uma grande festa para todos os que estarão presentes na final de Braga a representar a sua região, no próximo dia 25 de maio.

Boa sorte a todos!

 

 

 

 

 MosaicoC.jpgcnl-interm-19-final-8002v.jpg

Atualizado a 24-5-2019 RD


7-5-2019 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 26-06-2019