Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
IFLA Public Library of the Year 2021



No âmbito do Congresso WLIC2021, que decorreu de 17 a 19 de agosto de 2021, em formato online, foi anunciada a Biblioteca vencedora do Prémio IFLA/Systematic Public Library of the Year 2021: a Biblioteca Pública de Oslo, Deichman Bjørvika

Esta biblioteca foi construída de raíz e concebida como um convite à descoberta constante dos espaços que se distribuem por 6 pisos e que são unidos pelas clarabóias e por jogos de iluminação natural nas fachadas que lhes conferem individualidade para além de iluminação suave e uniforme. As soluções ao nível do isolamento, iluminação, ventilação e aproveitamento de materiais são ecológicamente sustentáveis. Cada andar oferece diferentes atmosferas, funções e possibilidades. Durante o seu horário de abertura, das 8h00 às 22h00, há sempre algo para todos, seja nos locais de leitura ou de estudo, nos palcos, nos estúdios de música, na sala de cinema ou nas oficinas para crianças, jovens e adultos.

Erik Thallaug0.jpg
Fotos: Erik Thallaug

Visita guiada à biblioteca:

 


Atualizado em 19-08-2021 | RD
 =====================================================
O prémio “IFLA/Systematic Public Library of the Year" celebra as novas bibliotecas públicas. Este ano excecionalmente irá reconhecer duas bibliotecas, construídas entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

As candidaturas foram abertas desde 15 de fevereiro até ao dia 15 de maio.

O prémio é concedido às duas bibliotecas públicas, em qualquer lugar do mundo, que melhor combinem uma arquitetura aberta e funcional com soluções tecnológicas criativas, tendo também em consideração o desenvolvimentos digital e a cultura local. 

Como condição para se qualificar aos prémios de 2021, as bibliotecas devem ter sido construída em 2019 ou 2020 ou, em alternativa, terem sido instaladas, nesse período, num edifício já existente mas readaptado para o efeito. 

Os prémios serão entregues no Congresso virtual da IFLA, WLIC 2021, em agosto, com o patrocínio da Systematic, no valor pecuniário de US $5.000 (ca. de 4500€).

Entretanto, de acordo com o site da Systematic, são já conhecidas as cinco bibliotecas finalistas:

Marrickville Library, Australia (Inner West)

Deichman Bjørvika - Oslo Public Library, Noruega

Het Predikheren, Bélgica



"The nominated libraries are distinguished by sustainable recycling of materials, natural daylight incorporated into the buildings, and many unique, architectural details."


       Critérios de análise
  1. Inteação com o meio envolvente e a cultura local
  2. Qualidade arquitetónica
  3. Flexibilidade
  4. Sustentabilidade
  5. Espaço de aprendizagem
  6. Tecnologias digitais

Confira os parâmetros que serão considerados em cada um destes critérios no blog da IFLA
IFLAPLOY21.png


A IFLA disponibiliza ainda uma página de Perguntas Frequentes (FAQ) para escarecimentos gerais.

#PLOY2021
Atualizado em 6-07-2021 RD

15-02-2021 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 21-10-2021