Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Inauguração da BIA - Biblioteca Itinerante da Alvaiázere


No passado dia 14 de junho foi inaugurada a BIA (Biblioteca Itinerante de Alvaiázere). Este novo serviço da Biblioteca Municipal de Alvaiázere corresponde a uma preocupação de levar a cultura e a informação à população com menos mobilidade, maior isolamento e mais longínqua da sede do concelho. Até agora, o distanciamento era vencido através do empréstimo a entidades acolhedoras, de um lote com livros, jogos didácticos e material audiovisual entre outros, personalizado para cada uma dessas entidades e até elas transportado em “Caixas Amarelas”, através de um calendário anual de entregas e devoluções.

A nova viatura municipal BIA é a aposta da autarquia  num sonho alimentado por várias gerações e que agora se torna realidade.

Bia4.jpg

Serviço de proximidade, a BIA irá promover o bem-estar às comunidades mais isoladas, permitir o acesso gratuito a informação de qualidade e a recursos  que satisfaçam as necessidades de lazer ou de trabalho. É também sua missão estimular o gosto pela leitura e compreensão do mundo em que vivemos junto das várias faixas etárias e possibilitar a aprendizagem e utilização das novas tecnologias, bem como contribuir para a conservação, valorização e difusão do património e memória colectiva do concelho, reforçando também a identidade cultural da região.

Conforme se lê na notícia da sua inauguração, «um espaço exíguo com um bia1.jpgdesígnio grandioso: levar a cultura de porta em porta e, em articulação com as juntas de freguesia, associações, IPSS’s, Escolas, Hospital, ATL’s, entre outros, reduzir distâncias e oferecer serviços diferenciadores.»

 

Em breve, irá disponibilizar um terminal de pagamentos pelo MB/SPOT, permitir o preenchimento e entrega de formulários e requerimentos nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento, entre outras valências.

Bia2.jpgEnquanto perdurar a pandemia, e até novas orientações das autoridades competentes, o acesso à BIA será reduzido só permitindo a entrada de uma pessoa de cada vez e com uso obrigatório de máscara.

O itinerário e horários das visitas estão disponíveis no site da Câmara Municipal.Bia3.jpg


16-06-2020 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 02-07-2020