Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Relatório da Eblida sobre os ODS e as Bibliotecas


eblidaODSmed.jpg

O Relatório da Eblida “Sustainable Development Goals and Libraries – First European Report” pretende mapear projetos ODS nas bibliotecas europeias, não apenas como histórias para propósitos de advocacy, mas também como enquadramento de um conceito mais amplo e abrangente do trabalho das bibliotecas.

Na atual sociedade, inclusão, democracia e participação correspondem a noções de sociedades complexas, caracterizadas pela diversidade cultural e pela integração social o que - de acordo com o novo quadro político identificado nos 17 Objetivos de Desenvovimento Sustentado da Agenda 2030 da ONU, onde pela primeira vez, as Nações Unidas não dividem os países em "ricos e pobres" mas antes consideram todos de igual dignidade independentemente do seu nível de desenvolvimento e da sua capacidade de atingir os ODS - exige novos papeis às bibliotecas.

Assim, projetos e investimentos futuros nas bibliotecas devem ser orientados para atividades com migrantes, com minorias, com cidadãos socialmente excluídos ou com necessidades especiais e na colaboração com outras organizações. É portanto necessário estabelecer uma nova série de indicadores através dos quais as bibliotecas possam demonstrar a sua influência e contributos positivos para a sociedade como um todo.

As vantagens em vincular a ação das bibliotecas à Agenda de Sustentabilidade são não só a nível político, uma vez que os objetivos culturais e educacionais das bibliotecas são desenvolvidos em articulação com as necessidades e aspirações das comunidades que servem, permitindo que o conceito de "biblioteca social” possa prosperar e desenvolver políticas específicas para cada objetivo, mas também, a nível económico, dado que o desenvolvimento sustentável impulsiona novos investimentos, tanto do setor público como do privado, criando uma sociedade mais próspera e sustentável a longo prazo, onde ninguém é deixado para trás.

Este primeiro Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrange dezassete países cujos membros da EBLIDA responderam a um questionário de recolha de informações sobre o contributo de projetos e políticas das suas bibliotecas na implementação da Agenda 2030 nos seus países. No caso português, essa recolha é efetuada pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas - BAD.


02-06-2020 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 02-07-2020