Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Prémio IFLA/PressReader 2020


​Já são conhecidos os projetos vencedores do Prémio IFLA/PressReader International Marketing Award 2020.

Numa colaboração entre a IFLA e a Press Reader, plataforma de conteúdos digitais, este prémio pretende reconhecer os projetos mais originais na área do marketing das bibliotecas, seguindo critérios de criatividade e inovação.

No blog da IFLA são apresentados os 3 vencedores de 2020.

PressReader2020.jpg

O primeiro lugar foi atribuído à Foshan Library (China) pela "N-Library: To Forge a Closer Community of Shared Future": N-Library é uma abreviatura de “Neighborhood Library” e o projeto pretende ajudar familias a criarem bibliotecas em casa não só através das tecnologias da informação mas também recolhendo livros e outros recursos disponibilizados pelas bibliotecas públicas. Já estão registadas 818 N-Libraries que funcionam como mini bibliotecas públicas ao serviço de familiares, vizinhos e amigos, nomeadamente de pessoas com dificiências ou pessoas idosas com dificuldade de mobilidade.

gvplCYM.jpg

Em segundo lugar ficou a Great Victoria Public Library (Canadá) com a campanha "Change Your Mind", que pretende alterar a forma como as pessoas olham e utilizam as bibliotecas, usando para isso uma estratégia integrada de marketing para o desenvolvimento de uma imagem de marca: #brainchanger

 

Em terceiro lugar, ficou a Biblioteca Regional de Murcia (BRMU) com a campanha na sua conta do Instagram @brmuoficial #Viven en la BRMU. Esta camapanha, iniciada em 2018, pretendeu desconstruir ideias preconcebidas sobre as bibliotecas, estimulando a curiosidade intelectual dos utilizadores através do humor e da reflexão e também abrindo-a a novos grupos, novas sensibilidades e novas linguagens. Sob o lema «Que las leyes del mercado no impongan tu dieta cultural», a campanha reividicava a permanencia da cultura na biblioteca face à "cultura de escaparate" que se promove nos nossos dias. Que melhor meio para o proclamar senão esta rede social que é o Instagram, com toda a sua imediatez e caducidade?

São ainda destacados os projetos de marketing de 7 bibliotecas, atendendo à criatividade e inovação na abordagem: Helsinki City Library (Finlandia): Instead of Owning; Library Aid Africa (Nigéria): #libraryselfie2019; National Library Board Singapore (Singapura): A Cuppa Read: Grow with Every Read; Nekrasov Central Library, Moscow (Rússia): Electro Lectorium; Ningbo Library (China): Dating a Book in 24 Hours; Siberian Branch, RAOS (Rússia): Intercultural Dialog at the Megapolis Library; Wuhan University Library (China): Messenger of Books and Dreams.

Para além dos prémios em dinheiro (3 mil, 2 mil e 1.500 euros, para os primeiros 3 lugares), as três bibliotecas premiadas terão também acesso gratuito para os seus utilizadores, durante 1 ano, à plataforma de imprensa digital PressReader, que conta com mais de 7000 títulos de periódicos de todo o mundo.


03-08-2020 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 25-09-2020