Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Relatório da ONU «The Age of Digital Interdependence»


Foi apresentado, no passado dia 10 de junho, o Relatório e Recomendações do Painel de Alto Nível da ONU para a Cooperação Digital "The Age of Digital Interdependence", cujo objetivo é maximizar os beneficios e minimizar malefícios das tecnologias digitais, enfantizando a máxima "leaving no one behind". 

Este Painel, criado em julho de 2018,  composto por 20 especialistas de alto nível, é co-presidido por Melinda Gates e Jack Ma.

PANEL.jpg

Um mundo mais do que nunca profundamente interligado através da tecnologia, mas "a braços" com o impacto económico, social cultural e político da transformação digital, necessita de gerir o impacto do digital através da cooperação multilateral complementada com o envolvimento e participação de todos os intervenientes, numa abordagem o mais abrangente possível, incluindo o setor público e o setor privado, governos, cidadãos, sociedade civis e académica. Só assim, defende o Relatório, será possível utilizar a tecnologia para atingir uma maior prosperidade, mais oportunidades e maior confiança dos cidadãos. Tornar a tecnologia inclusiva e potenciar os seus benefícios junto a grupos e em regiões mais desfavorecidas (populações rurais, países em vias de desenvolvimento) é o foco.

O Relatório refere também a necessidade de preparação dos jovens para o futuro passa por repensar os sistemas educativos até hoje muito voltados para o passado. Será necessário equacionar uma maior colaboração entre todos para que a tecnologia possa efetivamente contribuir para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através sobretudo do acesso e utilização da informação e do desenvolvimento de produtos digitais capazes de acelerar a utilização em larga escala destas tecnologias.

DC-cover-bggrey1-copy.jpg

Questões como o dinheiro móvel (trasnferências automáticas a partir de telemóveis), identidade digital, serviços governamentais digitais, e-comércio ou o acesso à Internet são assuntos tratados no Relatório.

Roda das 5 Recomendações para a Cooperação Digital da ONU:

Recommendations-wheel-1200x1200.png

1. Construir uma sociedade e uma economia digitais inclusivas

2. Desenvolver capacidades humanas e institucionais

3. Proteger os Direitos Humanos

4. Promover a confiança, segurança e fiabilidade digital

5. Fomentar a Cooperação Digital Global


19-6-2019 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 18-08-2019