Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Relatório Voluntário Nacional do Desenvolvimento Sustentavel 2023


No próximo dia 19 de julho será apresentado no High Level Political Forum (HLPF) o Relatório Voluntário Nacional de Portugal (RVN) sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O Relatório resulta de um diagnóstico crítico dos desafios e progressos verificados entre 2017 e 2022, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  O documento esteve em consulta pública no portal “Consulta Lex” entre os dias 8 e 22 de maio.

RVN300.jpgA elaboração do Relatório foi coordenada pelo PlanAPP, no âmbito de uma task-force que envolveu a Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), o INE e a Direção-Geral de Política Externa do MNE. Estes relatórios constituem um exercício de revisão nacional do progresso alcançado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando igualmente fomentar a sua implementação. O HLPF 2023 tem como tema “Acelerando a recuperação do coronavírus (COVID-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”. Neste Forum serão apresentados os Relatórios Voluntários Nacionais de vários Estados e preparada a Cimeira «SGD Summit 2023», de setembro. Nessa cimeira, promovida pelas Nações Unidas nos dias 18 e 19 de setembro de 2023, os líderes mundiais realizarão uma revisão abrangente do estado dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, procurando respostas para mitigar o impacto de várias crises e alinhando orientações políticas para ações transformadoras e aceleradoras rumo ao ano-alvo de 2030. É o momento para renovar compromissos com uma visão de futuro que garanta que efetivamente ninguém seja deixado para trás, o que exige mudanças fundamentais que nos recoloquem no caminho para acabar com a pobreza, concretizar sociedades justas e inclusivas e restabeleçam uma relação equilibrada com o meio ambiente e mundo natural.

A publicação anual do INE de acompanhamento estatístico dos ODS "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Agenda 2030 - Indicadores para Portugal 2015-2022", corresponde ao anexo estatístico do Relatório Voluntário e permite uma leitura estatística sobre o progresso nacional na implementação da Agenda 2030.

INECapa300.jpg

"São analisados sinteticamente todos os ODS, em termos de evolução e desempenho em Portugal. A análise, por ODS, é complementada por uma simbologia que ilustra a respetiva tendência e a evolução face ao último ano. Assinalam-se igualmente os indicadores que já atingiram a meta estabelecida, os novos indicadores face à edição anterior, os que já atingiram a meta e aqueles que evidenciam o impacto (social, económico e ambiental) da pandemia COVID-19. No Sumário Executivo dá-se destaque às principais conclusões estatísticas sobre cada ODS, bem como à simbologia de progresso." 




Conheça, também no Portal do INE, as metas definidas para Portugal, por ODS (selecione os ODS pretendidos):
MetasINE600.jpg


17-07-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 03-03-2024