Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Requalificação do edifício da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia



A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia foi alvo de uma intervenção de reabilitação que assegurou a sua transformação num equipamento mais moderno, adaptado às exigências de novos tipos de públicos, e também mais sustentável. Resultando de um investimento municipal de cerca de 1,3 milhões de euros permitiu, segundo o Presidente da Autarquia, “a melhoria das condições construtivas, térmicas, energéticas e de acessibilidade para todos”. A inauguração do edifício reabilitado decorreu no passado dia 16 de setembro, na presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

A intervenção permitiu a reorganização funcional do piso rés-do-chão, onde se encontra a entrada principal e se estabelece uma relação visual direta com o jardim frontal, passando a existir uma maior interatividade com o meio envolvente e onde foi projetado em espaço em deck proporcionando uma maior fruição do público que acede à biblioteca, seja para usufruir das atividades lúdicas e culturais na sala multiusos, seja para utilizar os serviços de informação, referência, empréstimo, devolução ou leitura de periódicos. Já o piso superior, fica afeto à consulta de caráter mais formal, essencialmente destinado a espaço de estudo e investigação. Na cave, com ligação direta ao corredor de serviço externo, continua a funcionar o depósito e possui também salas de tratamento documental e manutenção de livros e outros materiais da biblioteca.

Foram igualmente acautelados critérios de segurança e acessibilidade, com a instalação de um percurso tátil e de sinalética com leitura em Braille e acessível a todos, bem como um elevador com portas telescópicas. 

No que se refere à gestão da coleção, foi introduzido o sistema RFID, permitindo a identificação digital da documentação (livros e audiovisuais).

Gaia12022.jpg
Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

23-09-2022 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 03-10-2022