Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Selo «Clean & Safe» - Equipamentos Culturais de Gestão Municipal


 

O Turismo de Portugal lançou um selo "Clean & Safe", opcional e gratuito, que tem por objetivo sensibilizar para a importância da adoção de procedimentos mínimos de limpeza e higiene, no sentido de incentivar a retoma do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.

Ser aderente a este selo significa assumir o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde.

O selo «Clean & Safe», com validade até 30 de abril de 2021, encontra-se acessível também para os Equipamentos Culturais de Gestão Municipal / Intermunicipal onde, e após contacto da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) com o Turismo de Portugal foi confirmado que, caso seja do interesse da Autarquia, se poderão incluir as Bibliotecas Municipais.

Para a obtenção do selo será necessário contactar com a respetiva Entidade Regional de Turismo com a qual o Turismo de Portugal articulou os procedimentos e condições para a sua atribuição e que garante aos utilizadores e visitantes a segurança dos espaços e serviços face à pandemia Covid-19.

Para tal, deverá a Entidade Gestora dos Equipamentos Culturais aceitar a Declaração de Compromisso, disponibilizada nas plataformas digitais do Turismo de Portugal, da adoção e implementação dos requisitos elencados na mesma e que asseguram as condições de higiene e segurança dos visitantes e colaboradores, incluindo a formação online e gratuita, do responsável pela manutenção desse selo.

Os municípios que disponham de planos de contingência já ativos para estes equipamentos podem capitalizar esse trabalho, verificando até que ponto os requisitos exigidos na Declaração de Compromisso se encontram já respondidos.

Após a sua atribuição, os equipamentos culturais aderentes ao selo beneficiarão de visibilidade na plataforma Clean & Safe do Turismo de Portugal e podem utiliza-lo nas instalações físicas dos equipamentos, bem como nos canais e plataformas de divulgação e comunicação dos mesmos.

Algumas bibliotecas municipais são já portadoras desse certificado, entre elas, a Biblioteca Municipal de Boticas, de Manteigas, de Espinho, de Belmonte, de Torres Novas, Paredes, Sobral de Monte Agraço, Melgaço, Loures, Sintra, Santa Comba Dão, Viseu, Pombal, Caldas da Rainha, Nelas, Bragança e Tábua.

Quanto à gestão e garantia de outros selos de equipamentos de cultura, esclarece-se que o dos Museus, Palácios, Monumentos e Sítios Arqueológicos e o da Rede Portuguesa de Museus são geridos pela Direção Geral do Património Cultural, organismo responsável pelo cumprimento dos requisitos e elaboração dos planos de contingência, ao contrário dos selos dos Equipamentos Municipais de Cultura que são geridos pelas Entidades Regionais de Turismo.

Como forma de aumentar a confiança da população no acesso aos espaços e serviços das bibliotecas, e tendo em conta que em muitos municípios as bibliotecas são os equipamentos culturais com mais utilizadores, consideramos que a adesão a esta iniciativa se trata de uma oportunidade para valorizar o papel das bibliotecas públicas junto da comunidade.

cleanSafeimg_640x360.png

Atualizado a 28-07-2020 |RD


RD | 03-07-2020    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 07-08-2020