Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
"Think the Unthinkable" - Conferência Anual da Eblida 2020 em formato online


 Face às circunstâncias atuais, a Conferência Anual da Eblida terá lugar online, num formato que prevê a realização de 3 workshops (dias 13, 14 e 16 de outubro) sob o tema "Think the Unthinkable", uma Agenda Europeia para as Bibliotecas pós Covid-19.

"A post Covid-19 European Library Agenda meeting Sustainable Development Goals and funded through the European Structural and Investment Funds (2021-2027)"

Os worshops focar-se-ão nos 3 documentos entretanto publicados pela Eblida e que visam uma Agenda Europeia para as Bibliotecas que as apoiem a ultrapassar os desafios que a pandemia agravou.

Implementar uma agenda pós-Covid, baseada na biblioteca socialmente inclusiva e na biblioteca digital, que atenda aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Uma agenda que pode ser financiada canalizando Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 2021-2027 (FEEI).

Segundo Ton van Vlimmeren, Presidente EBLIDA, associar as bibliotecas à Agenda Europeia 2030 tem a vantagem política de ampliar a sua esfera de ação ao fazer prosperar o conceito de "biblioteca social", bem como a vantagem económica de obrigar à criação de uma bateria de novos indicadores capazes de medir os seus contributos para a sociedade. 

1) A European Library Agenda for the post-Covid age
http://www.eblida.org/Documents/EBLIDA-Preparing-a-European-library-agenda-for-the-post-Covid-19-age.pdf

2) Sustainable Development Goals and Libraries : First European Report
http://www.eblida.org/Documents/EBLIDA-Report-SDGs-and-their-implementation-in-European-libraries.pdf

3) European Structural and Investment Funds 2021-2027
http://www.eblida.org/news/the-eu-structural-and-investment-funds-2021-2027.html

A Eblida utiliza uma metáfora para explicart a relação entre os seus três documentos estratégicos comparando-os a um veículo onde a Agenda Europeia das Bibliotecas pós Covid é o motor, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o chassis e os Fundos Estruturais e de Investimento são o combustível. Os três relatórios juntos disponibilizam uma série de protótipos para futuras agendas das bibliotecas pós Covid-19. Esses protótipos deverão ser adaptados às necessidades das bibliotecas, ou sistema de bibliotecas (local, regional, nacional). O condutor dos "veículos" são os governantes, líderes e políticos que os queiram utilizarpara chegar aos destinos da agenda comum 2030/ESIF/Library horizon.

thinkEblida.jpg

Sobre estes três relatórios da Eblida, consulte também as notícias específicas no nosso site em:

 


RD | 15-09-2020    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 25-09-2020