Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Todos Contam - curso em e-learning para adultos


O Plano Nacional de Formação Financeira, com o qual a DGLAB celebrou um Protocolo para a promoção da Literacia Financeira nas bibliotecas públicas da RNBP, disponibiliza gratuitamente, na plataforma de e-learning "Todos Contam", um curso online de formação financeira para adultos.

Seis áreas/temas essenciais para ultrapassar desafios do quotidiano sem correr riscos financeiros desnecessários:

  • PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR
  • FAZER PAGAMENTOS
  • POUPAR E INVESTIR
  • CONTRAIR CRÉDITO
  • FAZER UM SEGURO
  • SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO

pnff280.jpg


As bibliotecas públicas, como instituições do conhecimento e da informação, democráticas e próximas, desempenham um papel fundamental na promoção da literacia financeira, contribuindo para o aumento do nível de conhecimentos financeiros da população e promovendo a adoção de comportamentos financeiros adequados. 

Visando melhorar conhecimentos financeiros fundamentais para a vida quotidiana da população, sensibilizar para atitudes e comportamentos adequados - incluindo vários aspetos da literacia digital associados - e criar hábitos de poupança, promovendo a resiliência financeira dos cidadãos, prevê-se a realização de ações de sensibilização dirigidas aos profissionais das bibliotecas, bem como a promoção de projetos e iniciativas que visem o desenvolvimento da literacia financeira nas bibliotecas da RNBP, para todos os públicos mas com especial incidência nos grupos mais vulneráveis.

Saiba mais sobre o Protocolo de Cooperação celebrado com os Supervisores Financeiros e visite a Plataforma TODOS CONTAM onde poderá aceder, para além do Curso de Formação Financeira para Adultos, a inúmeros recursos facilmente adaptáveis a vários tipos de público.

Na oportunidade, relembramos que a Semana da Formação Financeira, celebrada anualmente na última semana de outubro, tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da literacia nesta área. Assim, ao longo dessa Semana, os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira promovem iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo. No nosso caso, apelamos mais uma vez a todas as bibliotecas públicas da RNBP que se associem à iniciativa e dinamizem atividades, principalmente para os grupos mais vulneráveis das suas comunidades.

#TodosContamRNBP


10-04-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 20-04-2024