Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Orientações para as Bibliotecas Públicas sobre o Manuseamento de Documentos face à Pandemia de Covid-19


Num momento em que a população está em isolamento social e quando as bibliotecas públicas estão encerradas ao público, a necessidade de continuar a prestar algum tipo de serviço à população está a ser considerada por um número crescente de municípios. Assim, e para além da habitual partilha e produção de conteúdos online através das páginas web dos Municípios e/ou das Bibliotecas, das Redes Sociais, Newsletters ou emails, alguns municípios estão a realizar, ainda que de forma adaptada, o serviço de empréstimo domiciliário de documentos.

Atendendo aos diferentes cenários existentes no país no que respeita à pandemia de Covid-19, salientamos que todas as decisões sobre o modo de funcionamento dos serviços municipais devem ser tomadas pelos respetivos executivos, aos quais cabe a tutela das Bibliotecas, depois de consultada Autoridade local de Saúde.

Como forma de auxiliar as bibliotecas na definição de procedimentos internos relacionados com a utilização e circulação da sua coleção, a DGLAB produziu Orientações para as Bibliotecas Públicas sobre o Manuseamento de Documentos Face à Pandemia de Covid-19. Estas orientações, na sua versão revista, fazem agora parte das Recomendações de Boas Práticas na Reabertura das bibliotecas da RNBP.

Na ausência de recomendações específicas para bibliotecas, estas orientações foram baseadas nas recomendações gerais da Direção-Geral da Saúde e em bibliografia científica de referência.

Orientacoes_grd.JPG


BDE 24-04-2020    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-10-2020