Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Revisão do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA / UNESCO: Convite à partilha de visões e ideias



O Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA / UNESCO proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para educação, cultura e informação e como um agente essencial para promover a paz e o bem-estar espiritual através da mente de homens e mulheres. Ele identifica a biblioteca pública como sendo central para a liberdade e equidade de acesso ao conhecimento e informação para todas as pessoas.
https://www.ifla.org/publications/ifla-unesco-public-library-manifesto-1994

shareyourthoughtsM.jpg

Tal como anunciado pela DGLAB no 15º Encontro Nacional das Bibliotecas Públicas no passado mês de novembro, dedicado ao Manifesto da IFLA/UNESCO das Bibliotecas Públicas, e que propunha aos profissionais de bibliotecas públicas uma reflexão sobre as 12 missões aí consignadas e de que forma estas respondiam às atuais necessidades dos cidadãos, a IFLA encontra-se neste momento a preparar a sua Revisão.

Assim, convidamos todos os profissinoais e instituições a partilharem a sua visão e ideias que contribuam para essa revisão que se pretende que seja unânime no reforço e fortalecimento do papel social e cultural das bibliotecas públicas na nossa atual sociedade, nomeadamente como instituições democráticas e promotoras de uma cidadania ativa e informada.
Em tempo de pandemia, as bibliotecas públicas do mundo inteiro trabalham e adaptam-se para servir as suas comunidades.  A necessidade de encerrar os seus edifícios consciencializa para a importância dos seus espaços físicos, apesar dos profissionais continuarem a tentar disponibilizar serviços e recursos digitais, a falta dos espaços físicos é gritante e leva-nos a questionar se algum dia poderemos viver sem eles.

Nesse contexto, e apesar de ciente de que muitos bibliotecários estão mais ocupados do que nunca, a secção das bibliotecas públicas da IFLA solicita o nosso contributo através da partilha de ideias sobre o Manifesto. 

Responda online (disponível em português): https://www.surveygizmo.com/s3/5501682/Public-Library-Manifesto-Survey-2020 ou se preferir envie via email para claire.mcguire@ifla.org, até dia 31 de maio 2020.

 
25IFLApeq.jpg

As Bibliotecas Públicas agradecem!

Manifesto em português http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Documents/pl-manifesto-pt.pdf


   
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 02-07-2020