Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Bibliotecas Municipais ao serviço da Comunidade - Plataforma de Recursos Online RNBP-DGLAB


FB_RNBP_COVID.pngO momento de exceção que vivemos obriga à participação de todos.
No caso das bibliotecas, a nossa responsabilidade profissional mantém-se, independentemente dos espaços tradicionais onde estamos habituados a trabalhar estarem encerrados em nome da saúde pública da comunidade.

Conscientes de que a missão das bibliotecas públicas, como agentes de promoção da informação e do conhecimento para a capacitação das comunidades, e desde que seja possível, deve manter a comunicação com a sua comunidade, mesmo que à distância (via telefone, email e Internet), é nosso dever unir esforços e trabalhar em conjunto na mobilização e informação à população.

É com esta visão das bibliotecas como faróis que, através da nossa página web e das nossas redes sociais, vamos partilhar informação, não só sobre a evolução da pandemia e os cuidados a ter, mas também conteúdos que vos possam ajudar a manter serviços de biblioteca pública na área da informação, da cultura e do lazer.

Iremos assim partilhar conteúdos online, gratuitos, com sugestões de leitura, visitas a exposições, seleção de músicas e filmes, jogos, propostas de formação e cursos disponíveis, que divulgaremos diariamente.

Todos os conteúdos serão agregados e diariamente atualizados através do Flipboard da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas disponível em: https://flipboard.com/@RNBP_DGLAB

RNBP_vamosaisso.JPG

Agradecemos também que nos enviem sugestões de conteúdos que considerem relevantes para a população e que possam ser úteis a outros colegas e que eventualmente já tenham partilhado através dos vossos canais de comunicação, para o endereço: rnbp@dglab.gov.pt

Tal como já acontece em bibliotecas de vários países europeus, sugerimos que - caso tenham os meios necessários - organizem também atividades online para as vossas comunidades, tais como leituras e sugestões de leitura, horas do conto, jogos e atividades para fazer em casa e com a família.

Vamos utilizar a imaginação para demonstrar que apesar do necessário isolamento social, as bibliotecas continuem ativas, próximas e úteis!

Esta experiência, totalmente nova para a população portuguesa, é um desafio que representa também uma oportunidade para as bibliotecas públicas demonstrarem a importância que podem ter junto da população como meio de acesso informação real, validada, fidedigna e útil, devendo o combate à divulgação de notícias falsas ser uma prioridade.

#vamosaissoRNBP


   
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-03-2020