Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Bibliotecas Municipais de Alcobaça e Pombal produzem viseiras com impressoras 3 D


As ​Bibliotecas Públicas estão encerradas ao público, mas continuam a prestar serviço à comunidade através da produção de recursos muito pouco tradicionais... Dois exemplos de que as bibliotecas são muito mais do que livros, e de como podem contribuir para a comunidade!
Muito para além de disponibilizar recursos tradicionais às comunidades, as bibliotecas públicas reinventam-se em tempo de crise para dar resposta às suas necessidades. Neste caso, através da criação de viseiras protetoras em impressoras 3D.

As Bibliotecas Municipais de Alcobaça e de Pombal, neste último caso no seu espaço maker DOING Pombal, associaram-se ao Movimento Maker Portugal, na produção de viseiras de proteção em impressoras 3D, para quem combate a pandemia do COVID-19 na linha da frente – profissionais de saúde, forças de segurança, proteção civil e de lares. No caso de Pombal, tendo já estabelecido uma rede de contactos com um grupo de makers a nível local, foi possível produzir quase meia centena de viseiras, distribuídas por algumas instituições com necessidades mais prementes deste tipo de equipamentos de proteção.

TbmAlcobaça.jpgambém a impressora 3D da Biblioteca Municipal de Alcobaça, agora com o edifício encerrado ao público, se encontra ao serviço de produção de viseiras protetoras transparentes com base num modelo disponível na página do Movimento Maker – Portugal. As viseiras são compostas por um suporte impresso em 3D onde é aplicado o plástico transparente de proteção do rosto e um elástico ajustável de fixação na cabeça do utilizador. A impressora tem capacidade de imprimir entre 5 a 10 unidades por dia.

 

 

 


NotíciaFacebook  CM Açcobaça:
 https://www.facebook.com/notes/munic%C3%ADpio-de-alcoba%C3%A7a/impressora-3d-da-biblioteca-municipal-de-alcoba%C3%A7a-dispon%C3%ADvel-para-produzir-visei/2867877836628092

Vídeo do 1º teste da impressão da BM Alcobaça:
https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipaldeAlcobaca/videos/2428144714162741/?t=0

Notícia Facebook da BM Pombal:
https://www.facebook.com/biblioteca.pombal/posts/2766360586746489
Remetemos um especial agradecimento ao Bruno Horta (Comunidade Maker de Leiria) que, tendo desenvolvido o projeto, pôs Portugal a produzir viseiras de proteção. O movimento Maker está aberto à colaboração de novos voluntários e tem já planos para reforçar a capacidade de resposta, avançando com a produção de equipamentos “por injeção de moldes com uma cadência de produção diferente”.

Notícia Jornal de Leiria:
https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/bruno-horta-uniu-comunidade-maker-para-imprimir-gratuitamente-em-3d-viseiras-de-proteccao-contra-o-covid-19-a-partir-de-casa

Vídeo de Bruno Horta: https://www.facebook.com/groups/MovimentoMakerPortugal/permalink/805630539919685/

#vamosaissoRNBP


   
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 31-05-2020