O Dia Mundial do Livro assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1995.
Todos os anos, a 23 de abril, realizam-se celebrações, em todo o mundo, para reconhecer o poder do alcance do livro - um elo entre o passado e o futuro, uma ponte entre gerações e entre culturas.
No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025, inspirado no mote "Ler é Ser Livre" que igualmente inspira as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril.
Convidam-se as Bibliotecas Municipais, as livrarias e a população no geral, a juntarem-se a esta celebração, promovendo a leitura como um ato de liberdade.
Durante mais de um mês, de 21 de março a 25 de abril, vamos assinalar o Dia Mundial da Poesia, o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro com uma programação repleta de atividades, a saber:
- Debates e conversas com escritores, editores e ilustradores
- Exposição de cartazes icónicos sobre a promoção da leitura
- Entrega do Prémio Design de Livro 2024
- Oferta de livros no Dia Mundial do Livro
- Webinar sobre domínio público e autores locais
CICLO DE CONVERSAS | LER É SER LIVRE
Nos dias 2 e 16 de abril, das 14h30 às 17h30, junte-se a escritores, ilustradores, editores e outros especialistas, para debater o poder transformador da leitura, com oradores convidados:
2 de abril: Hugo Gonçalves, Inês Viegas Oliveira, Filipe Abranches, Diogo Madre Deus, Gonçalo Caseiro e Guilherme Pires.
16 de abril: Raquel Marinho, FB - o bibliófilo aka o devoradorsaurius de livros Francisco Borges, Rute Moura, Susana Emídio, Rosa Azevedo e Liliana Cordeiro.
A participação é gratuita. Para mais informações, inscrições e download do cartaz, aceda ao
site da DGLAB.