O projeto “Cem dias de bem-estar” vence a edição de 2025 do Prémio Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030.
O júri realçou a qualidade da candidatura, nomeadamente, a sistematização dos objetivos, a apresentação pormenorizada das atividades e das respetivas evidências do impacto do projeto, bem como a demonstração do seu alinhamento e compromisso institucional com os ODS e a Agenda 2030, nomeadamente os ODS 3 -Saúde e qualidade, 4 – Educação e qualidade, 10 – Reduzir as desigualdades e 11 – Cidades e comunidades estáveis. Reforça a qualidade deste projeto a capacidade de poder ser replicável noutras bibliotecas.
O júri destacou a diversidade e abrangência dos projetos apresentados, nomeadamente, pelo envolvimento da comunidade e de outras instituições e organizações parceiras.
Este projeto representa um exemplo de boas práticas na aplicação dos ODS, que merece ser divulgado e possui potencial para ser replicado por outras bibliotecas, podendo ser ajustado a diferentes áreas e contextos.
A BAD e a DGLAB promovem este Prémio com o objetivo de distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Prémio será entregue no dia 6 de dezembro de 2025, na cerimónia do 52º aniversário da BAD, que irá decorrer no Fórum Romeu Correia, em Almada.