O Projeto 1234Redes, coordenado pela Fundação Germán Sánchez Ruipérez, visa o desenvolvimento de programas culturais em colaboração com várias instituições de Portugal e Espanha. O financiamento é do FEDER através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal INTERREG-POCTEP 2014-2020.
Integram este projeto os municípios portugueses de Beja, Castelo Branco e Portalegre e, do lado espanhol, a Rede Municipal de Bibliotecas de Córdova, a Diputacion de Badajoz, a Universidade de Salamanca e a Fundação António Gala para jovens criadores.

Foto: Projeto #1234Redes
Este projeto europeu pretende aproveitar sinergias de trabalho comum desenvolvido por instituições ligadas à educação, às artes e à cultura em geral. A primeira atividade a desenvolver será a criação de uma rede transfronteiriça de conhecimento, otimizando infraestrutiras e recursos culturais, integrando atividades de promoção da leitura, de prestação de serviços digitais e de captação de novos públicos. Encontra-se já em desenvolvimento a plataforma digital transfronteiriça para a produção e difusão de recursos educativos criados em rede.
Com uma duração prevista de 3 anos, o projeto pretende criar uma rede de agentes impulsionadores da leitura como factor de inovação, criador de riqueza e competitividade. Para isso, centra-se na capacitação dos mediadores (professores e bibliotecários) e dos criadores e na dotação de meios adequados, tendo em conta o peso crescente que a leitura digital vai ganhando no acesso à cultura e à informação.
Manual de Gestão de Projetos do INTERREG Espanha-Portugal 2014-2020
16-10-2017 RD