Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros integra a RNBP!
A Biblioteca Municipal, criada em fevereiro de 1985, foi inicialmente instalada no primeiro andar do edifício da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses e no ano seguinte passa a integrar a rede de bibliotecas fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, com o n.º 172, até à sua extinção em 2002.
Em 1995, a Biblioteca Municipal foi transferida para o 1º andar do edifício que ocupa atualmente e que partilha com a Junta de Freguesia, com espaços e acessos autónomos.
A partir de 2021 passou a designar-se Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, em homenagem ao escritor local. Esta biblioteca tem à disposição dos seus utilizadores cerca de 10 mil e 600 documentos, em vários suportes e destinados aos diferentes públicos.
Organiza regularmente atividades de promoção do livro e da leitura, principalmente para os mais novos. Destacam-se os projetos “Histórias que Contam”, “Oficinas de Escrita e leitura” e “Mercado de Livros”, bem como encontros com escritores, exposições e mostras bibliográficas.