Numa altura em que a verificação de factos e a identificação de fontes confiáveis de informação são um desafio para a sociedade, a campanha #1Lib1Ref pretende ser uma oportunidade para as bibliotecas contribuirem para o combate à desinformação e melhorar a fiabilidade das fontes, uma vez que os seus recursos podem ser elementos-chave na estruturação das informações na Wikipedia.
Apesar destes recursos estarem normalmente associados a bibliotecas especializadas e a bibliotecas nacionais, também muitas bibliotecas públicas municipais detêm documentação única nos seus fundos locais que não é encontrada online e que poderá validar artigos da Wikipedia.
A campanha da Fundação Wikipedia «One Librarian One Reference» (#1Lib1Ref) decorrerá, como é habitual, de 15 de maio a 5 de junho, pretendendo envolver bibliotecários de todo o mundo com o objetivo de aumentar a fiabilidade da "Wikipédia", ao desafiar para a validação de referências de artigos.
A Fundação Wikipedia estima que, gastando 15 minutos num artigo, será possível melhorar a fiabilidade de 350 mil artigos da Wikipedia.
A fim de apoiar os interessados em expandir este movimento, oferecendo uma infinidade de ferramentas para contribuir com a campanha, o grupo de trabalho Wikidata e Wikibase da IFLA oferece a possibilidade de 50 participantes participarem num
workshop «Train-The-Trainers», fornecendo também recursos que para ajudar a aprender como editar no Wikidata e mostrar as vantagens que a ferramenta oferece para melhorar a visibilidade das coleções das bibliotecas.