Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos o
Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas com uma seleção de alguns dos dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais. Associámos também, a cada mês, temas que representam áreas de atuação essenciais para as bibliotecas públicas, existindo mensalmente propostas de dinamização de atividades destinadas aos diversos segmentos de público.
O mês de dezembro, tradicionalmente festivo dado a época natalícia, é caracterizado pelas férias escolares que permitem também às famílias usufruir de mais tempo de lazer em conjunto. Pretendendo contribuir para a alargar opções, as bibliotecas públicas desdobram-se numa série de atividades, diversificando as oportunidades de ocupação de um tempo de qualidade.
Apesar da pandemia e das restrições a que este ano estamos obrigados, a missão e os propósitos das bibliotecas públicas mantêm-se. Assim, a par com a oferta de atividades nos seus espaços físicos, houve um enorme esforço dos profissionais das bibliotecas para levarem aos seus utilizadores atividades online, principalmente via Youtube ou Facebook.
Fossem histórias contadas em direto da biblioteca, fossem propostas de trabalhos manuais para seguir e fazer em casa, fosse ainda a divulgação de tradições da região, desafios, oficinas de culinária, concursos literários e/ou de ilustração alusivos à época, passando pelas lendas e sem esquecer as atividades de solidariedade organizadas, houve de tudo um pouco e criatividade foi o que não faltou no que se refere à diversidade de atividades e projetos propostos pelos profissionais, mas também quanto ao que os mesmos propunham. A título de exemplo, deixamos aqui ligações para alguns testemunhos do que foi acontecendo online e não só, ao longo do mês de dezembro e que ilustram a pertinência da nossa notícia.
Começamos pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Beira e Serra da Estrela que recentemente chegou às redes sociais para estar mais perto da comunidade e divulgar o seu trabalho e que aproveitou a época para disponibilizar um conjunto de vídeos realizados pelas Bibliotecas da Rede sob o tema “O Natal e a suas tradições”, numa ação que pretende promover o património local (autores, tradições e memórias). Deixamos a ligação para alguns desses vídeos, a título de exemplo:
Biblioteca Municipal de Sabugal,
Biblioteca Municipal de Gouveia,
Biblioteca Municipal de Seia,
Biblioteca Municipal da Covilhã,
Biblioteca Municipal de Meda,
Biblioteca Municipal do Fundão,
Biblioteca Municipal da Guarda,
Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres,
Biblioteca Municipal de Belmonte,
Biblioteca Municipal de Trancoso e
Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, entre outras.
No campo das oficinas, workshops e manualidades, exemplificamos com as atividades da
Biblioteca Municipal de Porto de Mós,
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga),
Biblioteca Municipal de Pombal (também
aqui e
aqui),
Biblioteca Municipal de Ílhavo,
Biblioteca Municipal de Alcanena,
Biblioteca Municipal de Loures, e da
Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo.
No capítulo das histórias e contos online, exemplificamos com as atividades das
Bibliotecas Municipais de Lisboa,
Bibliotecas Municipais de Oeiras,
Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão,
Biblioteca Municipal de Pombal,
Biblioteca Municipal da Guarda,
Biblioteca Municipal de Portimão,
Biblioteca Municipal de Alcanena,
Biblioteca Municipal de Constância,
Biblioteca Municipal de Grândola,
Biblioteca Municipal de Guimarães,
Biblioteca Municipal de Ourém e
Biblioteca Municipal de Gavião.
Quanto a exposições (bibliográficas, de presépios, de postais e de árvores de natal), damos os exemplos da
Biblioteca Municipal de Castro Verde,
Biblioteca Municipal da Figueira da Foz (também
aqui),
Biblioteca Municipal de Pombal,
Biblioteca Municipal de Montalegre e
Biblioteca Municipal de Faro.
Assinalamos com reconhecimento as Campanhas de Solidariedade promovidas pela
Biblioteca Municipal de Constância e pela
Biblioteca Municipal de Faro.
Sem esquecer o
Projeto "Juntos de Férias" alusivo às Férias de Natal 2020, que reúne já mais de meia centena de bibliotecas, houve ainda quem aproveitasse a época natalícia para lançar campanhas de promoção dos empréstimos domiciliários e de captação de novos utilizadores, com ofertas e incentivos à leitura, como foi o caso da
Biblioteca Municipal de Póvoa de Varzim.
E até tivemos direito a um "Calendário Literário do Advento", com 25 sugestões de leitura, partilhado diariamente pela
Biblioteca Municipal de Porto de Mós e que resultou das sugestões dos membros do seu Clube de Leitura.
E muito, muito mais...
Na impossibilidade de trazermos aqui tudo o que foi feito, e porque foi mesmo feito muito, o objetivo desta notícia foi tão somente demonstrar, mais uma vez, que as bibliotecas não são só livros e que, física ou virtualmente, estão presentes na comunidade e a pensar nos seus utilizadores. Não queríamos também por isso deixar de felicitar todos aqueles que participaram nos Natais das suas bibliotecas, como profissionais ou como utilizadores, presencialmente ou via Internet. Partilhamos aqui como exemplo o testemunho do empenho dos profissionais na preparação do Natal da
Biblioteca Municipal da Maia.
Desafiamos todos a procurarem nas redes sociais das suas bibliotecas o que porventura possam ter perdido...e recuperar, usufruindo de tudo aquilo que elas têm para oferecer, pois criatividade não lhes falta!
#BibliotecasAquiParaSi
(Fotos recolhidas nas redes sociais das bibliotecas municipais)