Consequência da implementação de um projeto-piloto da AMA e da DGLAB, os Espaços Cidadão que serão integrados nas bibliotecas públicas, no Alentejo, irão permitir promover a literacia digital mediate o apoio por pessoal qualificado, à comunicação dos cidadãos com os serviços públicos da Administração Central, Local ou com entidades privadas.
No entendimento de que as bibliotecas públicas devem proporcionar a apropriação do seu espaço pela comunidade, considera-se fazer todo o sentido a integração de Espaços do Cidadão nestes equipamentos municipais, bem como de outros serviços de apoio à participação cidadã da comunidade.
Assim, no âmbito deste projeto-piloto, estão já em funcionamento três Espaços Cidadão: Alandroal (local provisório), Biblioteca Municipal de Alvito e Biblioteca Municipal de Vendas Novas.

Em Alvito, o Espaço Cidadão encontra-se em funcionamento desde o início de dezembro 2019, na Biblioteca Municipal Luís de Camões que, na mesma lógica que presidiu à implementação deste projeto-piloto cuja intenção é o alargamento a outros locais no Alentejo, também alberga o Centro Local de Apoio à Integração de Migrante (CLAIM).
No caso de Alandroal, o espaço foi inaugurado no final do passado mês de novembro de 2019, num local ainda provisório, dado o edifício da biblioteca ainda se encontrar em fase de construção.
O mais recente Espaço Cidadão em Bibliotecas Municipais funciona desde o dia 3 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Vendas Novas. Neste espaço será facilitado o acesso a mais de 60 serviços da administração central, podendo também ser prestado auxilio no acesso a outros serviços online.
Atualizada em 3-02-2020 | RD