Estão abertas inscrições para vários cursos na área das bibliotecas promovidos pela CITA/Fundacíon Germán Sánchez Ruipérez, de entre os quais destacamos:
1) Las bibliotecas ante su futuro: ¿cómo conseguir que una biblioteca tenga cada día más sentido?
2) Fondos bibliográficos inclusivos
3) Bibliotecas públicas: acciones de apoyo al cumplimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). La Agenda ONU 2030.
Estes 3 cursos têm as inscrições abertas, com um custo de 170,00 € cada, e irão iniciar-se no dia 30 de setembro, à exceção do relativo à Agenda 2030, cujo início está previsto para dia 5 de outubro.
A modalidade é a de formação online com todas as sessões assíncronas, sendo que os formandos podem adaptar a sua disponibilidade ao curso, desde que cumpram os prazos de entrega das atividades.
Para além de chamarmos a atenção para as condições de participação, é recomendada a utilização de outro navegador que não o Internet Explorer, dada a sua descontinuidade. Alertamos também para que o conteúdo e as comunicações nos fóruns estarão em língua espanhola:
Las bibliotecas ante su futuro: ¿cómo conseguir que una biblioteca tenga cada día más sentido?
30/09/2021 | 27/10/2021
Inscrições:
01/06/2021 | 30/09/2021
Depois de uma época áurea ao longo do século 20, as bibliotecas foram submetidas a um rápido processo de transformação devido ao surgimento das TIC e às mudanças que estas provocaram no acesso à informação e na própria estrutura social. O mundo das bibliotecas está destinado a uma transformação em que as TIC, a ligação e a relação com o utilizador e o mundo digital que tudo permeia serão protagonistas e farão com que essa metamorfose seja uma necessidade incontornável. Ou se reflete e se propõem soluções práticas para uma mudança adequada aos tempos, ou a biblioteca será atropelada por um movimento digital e social imparável em que o conhecimento mudou na sua forma de transmissão, abordagem, partilha, indexação e forma de relacionamento e interligação.
Objetivos:
+Refletir e detetar os problemas, desafios e soluções para adaptar a biblioteca atual às demandas da sociedade.
+Propor atividades e boas práticas que possam ser aplicadas a partir do momento em que terminar a formação.
+Poder evoluir constantemente e assim ter as ferramentas e a flexibilidade necessárias para enfrentar os problemas que vão surgindo.
+Enfrentar uma renovação constante que fortaleça o papel da biblioteca face às previsões do seu desaparecimento e permita a procura de novas propostas integradoras de ideias.
Fondos bibliográficos inclusivos
Periodo letivo:
30/09/2021 | 27/10/2021
Inscrições:
01/06/2021 | 30/09/2021
Muitas pessoas ainda estão ancoradas à ideia de que as bibliotecas são apenas lugares onde livros são emprestados e cabe aos profissionais que nelas trabalham a tarefa de mudar essa visão. Durante esta acção de formação, serão apresentados alguns centros de cultura viva, referências valorizadas pela comunidade, de onde emanam as actividades culturais, educativas e informativas necessárias ao desenvolvimento pessoal e grupal de forma inclusiva, onde a coesão social é gerada através da por meio de uma cultura de troca, promovendo a incorporação de materiais diversos e acessíveis num ambiente aberto que facilita a interação com todos os tipos de pessoas.
Objetivos:
+Promover a reflexão sobre as bibliotecas atuais como centros para todos os cidadãos.
+Aprender sobre experiências inclusivas e acessíveis em ambientes de diversidade cultural em ambientes de biblioteca.
+Aproximar os profissionais do conhecimento de ajudas técnicas, materiais de apoio e documentos em diversos formatos.
+Gestão de espaços para partilhar impressões de diversas realidades, analisando o papel do profissional.
+Estabelecer um quadro de participação em que iniciativas e contribuições possam ser feitas para gerar espaços mais amigáveis para os utilizadores de serviços culturais.
Bibliotecas públicas: acciones de apoyo al cumplimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). La Agenda ONU 2030
Periodo letivo
05/10/2021 | 01/11/2021
Inscrições:
01/06/2021 | 05/10/2021
Há inúmeros recursos e informação em fóruns profissionais sobre as “novas bibliotecas”, os “novos papéis” ou o “novo papel” que as bibliotecas desempenham ou deveriam desempenhar num mundo cada vez mais globalizado, mais conectado e mais digitalizado. As bibliotecas têm o dever para com suas comunidades de fornecer acesso significativo à informação que permita a todos aprender, crescer e tomar melhores decisões. Esses avanços e essas realidades não são apenas tecnológicas, mas também sociais, económicas, políticas, etc. E, neste contexto, com a Agenda 2030 como marco de desenvolvimento político para todos os países, propõe-se a visualização do papel que as bibliotecas desempenham e podem desempenhar e propondo metodologias e linhas de trabalho para incluir esta perspetiva nos serviços bibliotecários. Propõe-se um curso dinâmico com materiais didáticos, leituras, revisão de boas práticas e recursos de leitura, exercícios individuais e debates.
Objetivos:
+Conhecer os ODS.
+Papel das bibliotecas públicas na implementação dos ODS.
+Ações para o cumprimento dos ODS.
+Acompanhamento e implementação de um projeto prático.
========
Todos os cursos promovidos pelo CITA através do Campus Europeo de Formación Permanente são certificados pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes e pela Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
Consulte estas e outras propostas de formação no
site do CITA.