Como forma de incentivar as bibliotecas públicas a assinalar algumas datas comemorativas e a desenvolver atividades com elas relacionadas, elaborámos um Calendário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que, para além de uma seleção de dias comemorativos mais relevantes que poderão contribuir para potenciar o papel de formação e informação das bibliotecas municipais, também associámos, a cada mês, temas que representam áreas de atuação essenciais, existindo mensalmente propostas de dinamização de atividades.
No mês de janeiro, dedicado ao tema Cidadania e Democracia, uma das iniciativas propostas foi a promoção ativa do voluntariado junto da comunidade. Neste âmbito, e a título exemplo, divulgamos o Projeto "Guardiões da Biblioteca", em prática na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, desde 2008 com o objetivo de contribuir, ao nível da educação e da informação, para a cidadania, nos termos da missão atribuída às Bibliotecas Públicas pelo Manifesto da UNESCO.
Esta prática integra as estratégias de acção da Biblioteca Municipal para a participação e construção comunitária, tendo como referência a solidariedade, a união de esforços e a busca do bem comum.
Através do projeto "Guardiões da Biblioteca", a Biblioteca Municipal promove o intercâmbio de experiências entre a comunidade de voluntários e a equipa da biblioteca, cria e desenvolve metodologias adequadas à formação nos aspetos social, cultural e técnico e impulsiona a criação de redes locais. O Manual do Voluntário tem como objetivo esclarecer e normalizar o funcionamento desta partilha e colaboração entre a Biblioteca e a Comunidade.