Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Relatório PLA 2021 «Public Library Staff and Diversity»


O Relatório anual da Public Library Association «Public Library Staff and Diversity Survey» pretende atualizar o ponto de situação sobre os profissionais das bibliotecas públicas americanas (salários, funções tradicionais e emergentes das equipas, etc.) e sobre metas e atividades de equidade, diversidade e inclusão (EDI). O relatório inclui não só o resumo dos dados recolhidos, mas também sugestões de possíveis pontos de partida para a ação e recursos que poderão ser úteis aos profissionais.

Sendo potenciais fontes de promoção das literacias, de educação, de inovação, de acesso à cultura e à informação, as bibliotecas públicas oferecem recursos vitais e são um suporte social inquestionável mas enfrentam desafios próprios muito significativos, para além dos desafios atuais da nossa sociedade no geral, e que se prendem com as dificuldades de recrutamento de pessoal e de oferta de salários competitivos. Como as bibliotecas dependem dos seus profissionais para fornecer recursos, serviços e programas vitais para as comunidades e a incerteza da pandemia, combinada com cortes orçamentais e congelamento de contratações, teve um impacto negativo nos níveis de pessoal das bibliotecas, os desafios agudizaram-se. Assim, a nível local, as bibliotecas terão de demonstrar aos decisores a necessidade de preenchimento de vagas existentes e da abertura de novas vagas para conseguirem responder eficazmente às atuais solicitações da comunidade.

Quanto às atividades de EDI, e embora as bibliotecas sejam de diferentes dimensões e capacidade, praticamente todas (95,2%) referem envolvimento em pelo menos um tipo de atividade de EDI. Mais de um quarto (26,6%) têm planificação formal de atividades EDI, e uma percentagem semelhante (25,1%) refere que a equipa tem funções dedicadas à equidade, diversidade e inclusão. Relativamente às funções, aquelas denominadas “tradicionais”, como serviços infantis e desenvolvimento de coleções, são as mais comuns, mas prevalencem também funções que incorporam as redes sociais e a divulgação digital (74,0%), bem como o apoio ao desenvolvimento de pequenas empresas (18,2%) e o trabalho social (8,1%), ilustrando a crescente gama de programas e serviços em bibliotecas públicas.

Consulte aqui o Relatório em formato pdf:

PLA Títulos550.jpg
NOTA: Tendo sido inquiridos todos os organismos e entidades com bibliotecas públicas, apenas 773 bibliotecas completaram as respostas do questionário (taxa de resposta de 8,4%). A análise de resultados foi ponderada tendo em consideração esta taxa.

 
24-08-2022 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 01-07-2025