Para celebrar os 25 anos da última revisão (versão original, 1949) do Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas a IFLA criou e disponibiliza online um conjunto de ferramentas para promover e divulgar o Manifesto e as bibliotecas, incluindo factos, princípios, exemplos, mensagens, frases e palavras-chave, e diversos recursos para a promoção das bibliotecas e das suas missões.
A Direção de Serviços de Bibliotecas tem vindo a compilar do blog da IFLA as sugestões da série «The 10 Minutes Library Advocate» na expectativa de que todas as bibliotecas públicas portuguesas possam contribuir para o enaltecimento e visibilidade das missões que o Manifesto lhes confere, assumindo o seu papel indispensável na sociedade.
O Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação e como um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual dos cidadãos. Nele, a biblioteca pública é considerada como sendo central para a liberdade e equidade de acesso à informação e ao conhecimento para todas as pessoas, devendo ter como principal objetivo desenvolver as competências de literacia das comunidades.

#PublicLibraryManifesto