O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) disponibiliza um
Referencial de Competências em Cibersegurança dirigido a todos os interessados no âmbito da formação e da contração de profissionais, entre outros domínios nos quais a identificação de competências em cibersegurança é importante.
Este documento apresenta um conjunto de conhecimentos de referência necessários para o cumprimento de funções e tarefas em cibersegurança.
Não devendo ser lido de forma estanque, o Referencial pretende servir de suporte ao desenvolvimento do setor da cibersegurança nas suas diversas áreas, contribuindo também para a definição e formulação de políticas públicas neste domínio.
Documentação que contitui o Referencial de Competências em Cibersegurança:
- Apresentação dos propósitos, estrutura e metodologia de aplicação;
- Quadro de Competências e Conhecimentos definidos e articulados;
- Mapeamento com o Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança;
- Mapeamento com o Roteiro para as Capacidades Mínimas em Cibersegurança;
- Mapeamento com a ECSO.
Como instituições responsáveis por promover e facilitar o acesso à informação e ao conhecimento, bem como por promover as literacias e a aquisição competências digitais nas suas comunidades, interessa às Bibliotecas Públicas assegurar e promover regras que garantam aos cidadãos, e muito especialmente enquanto utilizadores dos serviços e recursos por elas disponibilizados, a segurança no ciberespaço.
A divulgação e promoção de
boas práticas de segurança online é, por isso, fundamental! Sugerimos a consulta do site do Centro Nacional de Cibersegurança sobre as boas práticas em diferentes contextos.