O Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas, na sua 1ª edição, foi atribuído à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pelo projeto Rede de Bibliotecas da CIRA, que compreende as bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

O júri do prémio louvou o valor estratégico deste projeto, assente no trabalho colaborativo das bibliotecas, no sentido de prestarem um melhor serviço público a todos os que residem ou trabalham em qualquer um dos municípios envolvidos. (Ver Ata da 2ª reunião do Júri).

O júri reconheceu igualmente a qualidade e o mérito dos seguintes projetos, aos quais foram atribuídas menções honrosas: PLIP – Projeto de leitura inclusiva partilhada, da Biblioteca Municipal José Travaços Santos (Batalha); O livro nas nossas mãos, da Biblioteca Municipal José Saramago (Loures); Ebooks e leitura digital – Oeiras a ler, das Bibliotecas Municipais de Oeiras; Viver a ler +, da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital; Literacia Inform@tica para todos, da Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo e Histórias com sentidos da Biblioteca Pública Municipal do Porto e Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A entrega do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas decorreu a 17 de abril de 2015, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, tendo o prémio sido recebido pelo Presidente da CIRA, José Ribau Esteves.

 Representantes do prémio vencedor e das menções honrosas
Representantes da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicpal da Região de Aveiro

 

Veja o vídeo sobre o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas.

Consulte as candidaturas apresentadas pelas bibliotecas vencedoras do prémio e das menções honrosas: