Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Edição 2023
 

LOGO2023.jpg


O júri do Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 10ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2023 à candidatura «LEL – Leitura em Linhas» apresentado pela Biblioteca Municipal Santa Maria da Feira, reconhecendo duas Menções Honrosas a dois projetos: «Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos», da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, e «Histórias Aqui e Ali», da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga.
Prémio2024_1350.jpg Linha500.jpg
Relativamente ao projeto vencedor, considerou o júri ser de  atribuir o Prémio pelo seu valor estratégico, atendendo à importância e dimensão do tecido industrial e empresarial existente na região, pretendendo-se maximizar esse potencial para alcançar uma grande franja da população. Destacou o facto do serviço itinerante, para além do empréstimo de livros, revistas, DVD e CD, disponibilizar também acesso à Internet e a pagamentos via terminal multibanco. Considerou ainda o júri que o alargamento da prestação do serviço de biblioteca pública à comunidade contribui, não só para uma maior qualidade da oferta, como também para uma maior visibilidade das bibliotecas públicas junto das populações/comunidades e dos decisores políticos, aspeto não despiciente numa altura em que funções e serviços de proximidade das administrações central e local sofrem reduções ou são extintos. O potencial de replicação deste modelo foi outro dos fatores valorizado pelo júri na apreciação da candidatura, bem como a qualidade na elaboração da mesma. 

tubers500.jpg
No caso do projeto «Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos» , da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel o júri destacou a envolvência da biblioteca pública, das bibliotecas escolares e o envolvimento dos jovens bookinfluencers da comunidade em prol da promoção da leitura no âmbito da promoção da leitura, da literacia digital e da inclusão social de populações com necessidades e interesses diversos.

Daqui500.jpgNo caso da Menção Honrosa ao projeto «Histórias Aqui e Ali», da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga, a Menção Honrosa pretendeu destacar a qualidade e consistência do projeto cujo sucesso se deve à sua capacidade de adaptação às diferentes necessidades da comunidade (zonas urbanas e rurais), bem como o empenho, dedicação e disponibilidade dos técnicos da respetiva biblioteca.

Trata-se de projetos pensados em função das necessidades e interesses específicos das respetivas comunidades no âmbito da promoção da leitura e da literacia e da inclusão social de populações com necessidades e interesses diversos.

A composição do júri desta 10ª edição do Prémio foi a seguinte:
Silvestre Lacerda - Diretor-Geral da DGLAB - Presidente 
Bruno Eiras - Subdiretor-Geral da DGLAB
Ana Alves Pereira - em representação da BAD
Daniela Martins - em representação do município vencedor da última edição
Zélia Parreira - profissional convidado pela sua relevância profissional
Luís Miguel Calha - em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses

A cerimónia de entrega do Prémio e Menções Honrosas decorreu no dia 6 de novembro, no âmbito do 3º Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. 

Aceda aqui ao nosso registo fotográfico.

===================================================================


As candidaturas abertas de 16 de abril a 3 de junho de 2024.

O Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais visa distinguir anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Pretende-se com a sua atribuição, e mediante a partilha e divulgação de boas práticas, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas. Pretende-se também homenagear Maria José Moura pelo papel determinante que desempenhou na constituição da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Podem candidatar-se ao prémio as bibliotecas públicas municipais portuguesas, mediante a apresentação de projetos em implementação, desde que iniciados há mais de seis meses ou desenvolvidos no ano anterior à data de apresentação da respetiva candidatura. Os projetos apresentados a concurso devem ter um carácter inovador e original face aqueles que são os serviços e as práticas que habitualmente ocorrem nas bibliotecas.

O prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para a melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca. 

Consulte o Regulamento e submeta o formulário de candidatura do projeto da sua biblioteca entre 16 de abril e até dia 3 de junho!

Atualizado a 04-11-2024 RD

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 21-01-2025