10ª edição do Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais.
As candidaturas estarão abertas de 16 de abril a 3 de junho de 2024.
O Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais visa distinguir anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Pretende-se com a sua atribuição, e mediante a partilha e divulgação de boas práticas, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas. Pretende-se também homenagear Maria José Moura pelo papel determinante que desempenhou na constituição da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Podem candidatar-se ao prémio as bibliotecas públicas municipais portuguesas, mediante a apresentação de projetos em implementação, desde que iniciados há mais de seis meses ou desenvolvidos no ano anterior à data de apresentação da respetiva candidatura. Os projetos apresentados a concurso devem ter um carácter inovador e original face aqueles que são os serviços e as práticas que habitualmente ocorrem nas bibliotecas.
O prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para a melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.