Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Edição 2018
 

No passado dia 4 de novembro, no âmbito do 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, foram entregues as Menções Honrosas e o Prémio Vencedor da edição de 2018 do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais.

Premiados 2018.jpg

O júri do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 5ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2018 às Bibliotecas Municipais de Loures pelo projeto "Biblioteca do Bairro" desenvolvido pela Biblioteca Municipal Ary dos Santos, de Sacavém.

Este projeto, que resulta de uma parceria da unidade de Integração e Cidadania da Câmara Municipal de Loures, nasce da vontade em trabalhar o “bairro de proximidade” e desenvolve-se num bairro de habitação social onde habitam pessoas oriundas dos PALOP. Pretende-se potenciar e promover o acesso a bens e serviços da Biblioteca Municipal Ary dos Santo, num espaço sociogeográfico em que a população não usufrui dos recursos da Biblioteca. Numa experiência piloto que visa testar a forma como a Biblioteca seria recebida num espaço tão próprio e com uma população tão específica como a da Quinta do Mocho, a Biblioteca sai para a rua e vai ao encontro das famílias e das crianças. Pretende-se que o mesmo seja contextualizado no âmbito da Agenda 2030 para as Bibliotecas Públicas, indo ao encontro do cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável - ODS 4 (Educação de Qualidade e Equitativa), ODS 5 (Promoção de Igualdade de Género) e ODS 11 (Cidades Inclusivas e Sustentáveis). Reconheceu-se ainda o esforço de adequar a realização das ações no dia da semana mais conveniente à população (aos domingos), o impacto na população e as boas perspetivas de continuidade, inclusive o facto de poder vir a ser replicado junto de outras comunidades.

Na oportunidade da comemoração do 6° aniversário da Biblioteca Municipal Ary dos Santos, dia 5 de junho de 2022, decorreu uma sessão especial do "Biblioteca do Bairro", na Quinta do Mocho. As crianças puderam assistir e participar em várias atividades (fantoches, Hora do Conto e um concurso de fotografia) e receberam um livro, adquirido com o valor do Prémio. A sessão terminou com um lanche onde se cantaram os parabéns à Biblioteca.

QMGrande.jpg

O júri decidiu também por unanimidade atribuir três Menções Honrosas aos projetos: Memória sobre rodas, Biblioteca de Praia e Degustação de leituras.

Ao projeto "Memória sobre rodas", da Biblioteca Municipal Castro Daire, pela boa estratégia de rentabilização dos recursos existentes na Biblioteca, pelo envolvimento de outros agentes que no território que concorrem para  objetivos comuns ou possibilitam estabelecer parcerias, bem como pelo impacto do projeto nos técnicos da biblioteca.

Aos projetos “Biblioteca de Praia” da Biblioteca Municipal de Silves e "Degustação de leituras", da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, pela forma como procuram aproximar a biblioteca pública da população, reforçar a vertente de socialização da biblioteca e identificar oportunidades de levar serviços de biblioteca pública para fora dos espaços tradicionais tendo em conta as característica das comunidades que servem, nomeadamente no caso do concelho de Oliveira do Hospital.

 

-- Edição 2018 -- 

 

Este Prémio tem como objetivo premiar, anualmente, serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, que contribuam também para uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos disponíveis e que ultrapassem as atividades regulares das bibliotecas.

Pretende-se, desta forma, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas.

A este Prémio podem candidatar-se bibliotecas públicas municipais portuguesas, individualmente ou em associação, com projetos em desenvolvimento ou desenvolvidos no ano anterior à data da apresentação da candidatura.

Este prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.

Consulte e regulamento:

RegulamentoPBPBPM_2018.pdf

As candidaturas devem ser obrigatoriamente submetidas em formulário próprio:

Formulario_candidatura_2018.docx

 As candidaturas para a 5ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais decorrem até ao dia 30 de setembro de 2019 e deverão ser submetidas através do e-mail: premiobpbp@dglab.gov.pt.

Para pedidos de informação deverá ser utilizado o mesmo endereço eletrónico.

               BPBP2018.png

 

31-07-2019 | BDE

atualizado em 05-06-2022  |  RD

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024