Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Edição 2021
 


BPBP_MJM22.jpg

O Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais visa distinguir anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Pretende-se com a sua atribuição, e mediante a partilha e divulgação de boas práticas, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas. Pretende-se também homenagear Maria José Moura pelo papel determinante que desempenhou na constituição da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Podem candidatar-se ao prémio as bibliotecas públicas municipais portuguesas, mediante a apresentação de projetos em desenvolvimento, ou desenvolvidos no ano anterior. Os projetos apresentados a concurso devem ter um carácter inovador e original face aqueles que são os serviços e as práticas que habitualmente ocorrem nas bibliotecas.

O prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para a melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca. 

A composição do júri desta 8ª edição do Prémio foi a seguinte:
  • Silvestre Lacerda - Diretor-Geral da DGLAB - Presidente 
  • Bruno Eiras - Subdiretor-Geral da DGLAB
  • Ana Alves Pereira - em representação da BAD
  • Carla Araújo - em representação do município vencedor da última edição
  • Zélia Parreira - profissional convidado pela sua relevância profissional
  • Luís Miguel Calha - em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses
O júri decidiu atribuir o Prémio à candidatura “Cacifo de Leituras” da Biblioteca Municipal de Pombal, reconhecendo duas Menções Honrosas aos projetos  “Hora do Conto On-line Inclusiva com tradução em LGP” da Biblioteca Municipal de Palmela e “AquaLibri – Biblioteca Digital do Cávado” da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Cávado.  

                           Anúncio do projeto   

Relativamente ao projeto vencedor, "Cacifo de Leituras", considerou o júri ser de atribuir o Prémio por ser um exemplo da resposta que muitas bibliotecas deram para continuar a servir as suas comunidades em tempo de pandemia. Destacou ainda o facto de se tratar de um projeto com impacto e sustentabilidade, sendo que o serviço criado continua a funcionar, tendo fidelizado os seus utilizadores e procurando atingir públicos cada vez mais alargados fora do horário normal de funcionamento da Biblioteca.

Palmela2300.jpg              Palmela300.jpg

No caso do projeto de Palmela, Hora do Conto On-line Inclusiva com tradução em LGP”*, entendeu o júri ser de destacar o seu trabalho na área da inclusão pelo que lhe atribuiu uma Menção Honrosa e, no caso do "AquaLibri - Biblioteca Digital do Cávado", a Menção Honrosa pretendeu destacar o grau de complexidade que o projeto exige, bem como a  forte componente na valorização do património e no envolvimento das comunidades. Foi também valorizado o facto de se tratar de um projeto desenvolvido por uma rede de bibliotecas, o que poderá servir de incentivo a outros projetos em rede.

AquaLibrebanner.jpg

A cerimónia de Entrega dos Prémios 2021 decorreu no âmbito do 16ª Encontro da RNBP, no dia 8 de novembro de 2023, em Ferreira do Zêzere, pelo Diretor-Geral da DGLAB, Dr. Silvestre Lacerda, Dr.ª Margarida Oleiro, da Direção de Serviços de Bibliotecas e Dr.ª Anabela Anjos, da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.

        ​Premio21d.jpg
Premio21b.jpg​     
Premio21a.jpg
Premio21e.jpg
Cavado21.jpgPremio21f.jpg



*O Projeto da Rede de Bibliotecas de Palmela regressou no início de maio 2023 às plataformas virtuais, com a nova designação de "Os Direitos habitam nas Histórias". 

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 21-04-2024