Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Edição 2017
 

pbpbpm.JPG

 

No passado dia 13 de junho, no âmbito da XVII edição do "Caminhos da Leitura", evento promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal, foram entregues aos representantes das bibliotecas municipais, as quatro menções honrosas do Prémio Boas Práticas 2017.

PremioBPBP.jpg

Foto de grupo das menções honrosas do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2017 (Bibliotecas Municipais da Sertã, Beja, Braga e Lisboa).

 

Após análise das candidaturas à 4ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, foi decisão do júri não atribuir o Prémio a nenhum dos 31 projetos apresentados.

Por unanimidade, o júri considerou que nenhuma das candidaturas configuravam verdadeiras boas práticas em bibliotecas públicas, inovadoras e passíveis de replicação a baixos custos. No entanto, atribuiu quatro menções honrosas, destacando que a maioria dos projetos, apesar de meritórios, correspondem a atividades regulares, apresentam elevados custos de execução e/ou têm pouca capacidade de replicação.

 As quatro Menções Honrosas, que serão entregues em data a anunciar, respeitam aos seguintes projetos:

 

sertaMaratona.jpg"Maratona de Leitura - 24 Horas a Ler", da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã.

O projeto, com um vasto conjunto de objetivos, consiste na promoção de um evento diferenciador, motivando a população para a leitura através do desafio da leitura em voz alta ao mesmo tempo que pretende promover a valorização socioeconómica da região facilitando o acesso a diferentes formas de expressão cultural e contribuir para a coesão territorial através do envolvimento da comunidade.

 

 

 

 

 

Beja.jpg"Os 10 temas de Ciência do Ano. Ciclo de conferências de divulgação científica", da Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago.

 

O projeto consiste num ciclo anual de conferências com o objetivo de proporcionar uma oportunidade de conhecer, descobrir ou atualizar temas científicos relevantes no mundo atual, num ambiente de curiosidade e descoberta, cujo público alvo abrange não só as crianças, como os jovens e os adultos.

 

PBPBPbraga.jpg"Ciência P'ra que te Quero", da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga, em parceria com a Universidade do Minho/Escola de Ciência.

O projeto corresponde a um conjunto de atividades hands-on implementadas na Biblioteca que decorrem num espaço "entre livros" e que pretende que as crianças envolvidas possam constatar a relevância das diferentes ciências, da sua ligação às artes e às letras, e melhor compreenderem o mundo em que vivem. As atividades têm o foco no Ambiente e na sua Sustentabilidade, dando resposta ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (2015). Simultaneamente, no ano de 2018, por se tratar do Ano Europeu do Património Cultural, o projeto associa ao primeiro grande objetivo um outro que promove ligações entre o Ambiente e o Património.

 

 

 

PBPBPLX.jpg"Vidas e Memórias de Bairro: oficinas comunitárias de memória", das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

 Projeto sociocultural dirigido à população idosa com o objetivo de recuperar, perservar e divulgar histórias de vida, vivências e memórias importantes sobre os bairros e freguesias de Lisboa.

 

7-1-2019 RD

 

Edição 2017

Terminou, no passado dia 28 de fevereiro, o prazo de candidaturas à 4ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais (decorria desde 22 de dezembro de 2017).

O Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais foi instituído pela DGLAB em 2014 e tem como objetivo premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, que contribuam também para uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos disponíveis e que ultrapassem a atividade regular das bibliotecas.

Pretende-se desta forma contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas.

Podem candidatar-se bibliotecas públicas municipais portuguesas, individualmente ou em associação, com projetos em desenvolvimento ou desenvolvidos no ano anterior ao da atribuição do prémio.

Este prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.

Para obter mais informações, contacte-nos através do e-mail premiobpbp@dglab.gov.pt.

Consulte aqui o Regulamento:

         Reg2017.bmp

      Descarregue o formulário:

     Form2017.bmp

 22-12-2017 MJG/RD

 8-3-2018, 7-1-2019, 19-6-2019 RD

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024