Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
In Loco - Programa de intercâmbio em Bibliotecas Públicas

 

​[DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19 AS ATIVIDADES PREVISTAS ESTÃO SUSPENSAS.]

logo_comp.JPG

O Programa de Intercâmbio em Bibliotecas Públicas, InLoco – partilhar experiências, construir saberes, pretende promover a organização de visitas de trabalho de curta duração a Bibliotecas Públicas Portuguesas que desenvolvam projetos ou serviços de sucesso ou inovadores e que tenham interesse em dar a conhecê-los, potenciando a possibilidade de replicação. Este programa tem igualmente o propósito de fomentar a partilha de experiências e conhecimentos, bem como a colaboração entre os profissionais que trabalham em Bibliotecas Públicas através de visitas de trabalho teórico-práticas.

O InLoco – partilhar experiências, construir saberes destina-se a todos os profissionais a exercer funções em Bibliotecas Públicas Portuguesas, com prioridade para as pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e permite validar conhecimentos e experiências de aprendizagem em contexto real de trabalho para as bibliotecas de acolhimento e para os participantes.

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

A) BIBLIOTECAS DE ACOLHIMENTO

As Bibliotecas Públicas, com prioridade para as que pertencem à RNBP, interessadas em dar a conhecer os seus serviços ou projetos deverão estruturar um programa de visita de trabalho, definir a respetiva duração e número de candidatos a receber, podendo ainda definir as condiçoes de participação. Para além de um momento de apresentação geral da biblioteca, pretende-se que esta dê a conhecer detalhadamente as iniciativas consideradas relevantes enquadradas na visita definida para este programa. A Biblioteca compromete-se a assegurar o estabelecido nesse programa, bem como a integrar os participantes nas atividades inerentes ao conteúdo do respetiva visita. Os programas poderão versar sobre a globalidade do serviço da biblioteca ou focar uma área específica, um serviço ou projeto. O preenchimento do formulário de inscrição é o garante da realização deste programa e da aceitação das respetivas condições de participação.

icon-formularios-peq.pngFormulário Biblioteca de Acolhimento

Apesar do Programa poder não acarretar quaisquer custos para a Biblioteca de Acolhimento, uma vez que não está previsto financiamento, aconselha-se a que a Biblioteca de Acolhimento facilite aos participantes, se possível, condições preferenciais de alimentação (cantinas ou refeitórios) e/ou alojamento .

Após a conclusão de cada visita de trabalho, a Biblioteca de Acolhimento deverá elaborar um Relatório de Avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da realização do programa.


B) CANDIDATOS

Os candidatos a esta iniciativa, com prioridade para os que exerçam funções em bibliotecas pertencentes à RNBP, deverão preencher um formulário de candidatura por programa, após terem confirmação que reúnam as condições de participação (dias de formação e transporte autorizados, e ter em consideração os custos associados, como refeições e alojamento, quando se aplique). Os candidatos comprometem-se a cumprir o horário de trabalho definido para a visita e a colaborar em todas as iniciativas propostas na visita de trabalho.

icon-formularios-peq.pngFormulário de Inscrição

 

  • As inscrições serão consideradas por ordem de chegada e cada candidato poderá inscrever-se num máximo de 2 programas propostos;

  • As inscrições estão sujeitas às vagas existentes e podem ter de ficar em lista de espera até serem contactados pela DGLAB;

  • A inscrição num programa de intercâmbio deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir outras candidaturas;

  • O cancelamento ou a falta de comparência num programa já acordado sem justificação, coloca uma nova inscrição no Programa InLoco e em outras atividades promovidas pela DGLAB como suplente.

Após a conclusão da visita, os participantes devem preencher um formulário de avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da participação.

icon-formularios-peq.pngFormulário de Avaliação

 

C) PROGRAMAS DISPONÍVEIS

 Eu consigo, explico e construoBiblioteca Municipal de Alcobaça​
Clube de Leitura para pais e filhos​Biblioteca Municipal de Ílhavo
Vidas e Memórias de Bairro: oficinas comunitárias da memória​Bibliotecas de Lisboa
LEIA - Leitura AssistidaBiblioteca Municipal de Loulé​
Itinerâncias culturais e sociais com os seniores Barrosões​Biblioteca Municipal de Montalegre
Padrinhos da Leitura​Biblioteca Municipal de Moura
Biblioteca das Coisas -"Coisoteca"​Biblioteca Municipal de Penacova
Andanças da Bibliomóvel de Proença-a-Nova​Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova
Modelo de gestão:  NORMA NP EN ISO 9000:2015​Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

 

Informações sobre o funcionamento do Programa InLoco devem ser enviado por email para: m-joao.guerreiro@dglab.gov.pt

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-10-2020