[DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19 AS ATIVIDADES PREVISTAS ESTÃO SUSPENSAS.]

O Programa de Intercâmbio em Bibliotecas Públicas, InLoco – partilhar experiências, construir saberes, pretende promover a organização de visitas de trabalho de curta duração a Bibliotecas Públicas Portuguesas que desenvolvam projetos ou serviços de sucesso ou inovadores e que tenham interesse em dar a conhecê-los, potenciando a possibilidade de replicação. Este programa tem igualmente o propósito de fomentar a partilha de experiências e conhecimentos, bem como a colaboração entre os profissionais que trabalham em Bibliotecas Públicas através de visitas de trabalho teórico-práticas.
O InLoco – partilhar experiências, construir saberes destina-se a todos os profissionais a exercer funções em Bibliotecas Públicas Portuguesas, com prioridade para as pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e permite validar conhecimentos e experiências de aprendizagem em contexto real de trabalho para as bibliotecas de acolhimento e para os participantes.
FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA
A) BIBLIOTECAS DE ACOLHIMENTO
As Bibliotecas Públicas, com prioridade para as que pertencem à RNBP, interessadas em dar a conhecer os seus serviços ou projetos deverão estruturar um programa de visita de trabalho, definir a respetiva duração e número de candidatos a receber, podendo ainda definir as condiçoes de participação. Para além de um momento de apresentação geral da biblioteca, pretende-se que esta dê a conhecer detalhadamente as iniciativas consideradas relevantes enquadradas na visita definida para este programa. A Biblioteca compromete-se a assegurar o estabelecido nesse programa, bem como a integrar os participantes nas atividades inerentes ao conteúdo do respetiva visita. Os programas poderão versar sobre a globalidade do serviço da biblioteca ou focar uma área específica, um serviço ou projeto. O preenchimento do formulário de inscrição é o garante da realização deste programa e da aceitação das respetivas condições de participação.
Formulário Biblioteca de Acolhimento
Apesar do Programa poder não acarretar quaisquer custos para a Biblioteca de Acolhimento, uma vez que não está previsto financiamento, aconselha-se a que a Biblioteca de Acolhimento facilite aos participantes, se possível, condições preferenciais de alimentação (cantinas ou refeitórios) e/ou alojamento .
Após a conclusão de cada visita de trabalho, a Biblioteca de Acolhimento deverá elaborar um Relatório de Avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da realização do programa.
B) CANDIDATOS
Os candidatos a esta iniciativa, com prioridade para os que exerçam funções em bibliotecas pertencentes à RNBP, deverão preencher um formulário de candidatura por programa, após terem confirmação que reúnam as condições de participação (dias de formação e transporte autorizados, e ter em consideração os custos associados, como refeições e alojamento, quando se aplique). Os candidatos comprometem-se a cumprir o horário de trabalho definido para a visita e a colaborar em todas as iniciativas propostas na visita de trabalho.
Formulário de Inscrição
As inscrições serão consideradas por ordem de chegada e cada candidato poderá inscrever-se num máximo de 2 programas propostos;
As inscrições estão sujeitas às vagas existentes e podem ter de ficar em lista de espera até serem contactados pela DGLAB;
A inscrição num programa de intercâmbio deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir outras candidaturas;
O cancelamento ou a falta de comparência num programa já acordado sem justificação, coloca uma nova inscrição no Programa InLoco e em outras atividades promovidas pela DGLAB como suplente.
Após a conclusão da visita, os participantes devem preencher um formulário de avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da participação.
Formulário de Avaliação
C) PROGRAMAS DISPONÍVEIS
Informações sobre o funcionamento do Programa InLoco devem ser enviado por email para: m-joao.guerreiro@dglab.gov.pt