Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Edição 2016
 

 

RNBPLogoGrd2016.jpg 

 Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais

3ª edição - 2016

 entrega-premio-esposende.jpg

Foto de Câmara Municipal de Esposende

O Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 3ª edição, foi atribuído à Biblioteca Municipal de Ílhavo pelo projeto "Ao som das histórias". O júri destacou a envolvência da biblioteca pública, bibliotecas escolares, educadores, autores e instituições regionais em prol da promoção da leitura, num momento em que as bibliotecas abraçam novas valências e beneficiam das novas tecnologias para potenciar as suas atividades junto da comunidade.

Foi decidido por unanimidade atribuir duas menções honrosas aos projetos "Padrinhos de leitura", da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues (Moura), onde se destaca o apoio continuado das instituições empresariais num projeto de promoção da leitura junto do público mais jovem e "Pais do avesso", da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, considerando o papel social da biblioteca na comunidade.

O Prémio e as Menções Honrosas foram entregues por S. Ex.ª o Senhor Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Castro Mendes, no passado dia 27 de outubro de 2017, por ocasião do 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, em Esposende.

 

ilhavo1_bpbp.jpg

"Ao som das histórias" é o projeto vencedor do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais atribuído pelo Juri da edição de 2016. este projeto decorre desde outubro de 2011, em parceria com a Rádio Terranova que promove semanalmente o livro e a leitura através das ondas da rádio (105.0 FM, todas as quartas-feiras às 18h45, com repetição aos sábados pelas 9h45).

A Biblioteca Municipal seleciona as histórias que são lidas todas as semanas e depois pequenos e grandes leitores levam uma história até si.

 

 

 

 

 

MOURA_bpbp.jpg

Uma das duas Menções Honrosas atribuídas pelo Juri do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2016 foi ao projeto "Padrinhos de leitura", da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues (Moura). Projeto em que as empresas e instituições do concelho são convidadas a apadrinhar os alunos de uma sala de aula de jardim-de-infância e primeiro ciclo, através da atribuição de um apoio financeiro para que todas as crianças que visitem a Feira do Livro de Moura, realizada anualmente, possam escolher e levar para casa um livro de entre os milhares disponíveis.

 

 

 

 

 

sever_bpbp.jpgUma das duas Menções Honrosas atribuídas pelo Juri do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2016 foi ao projeto "Pais do avesso", da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga. Projeto anual que visa o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, em parceria com o Serviço de Ação Social do Município e com o Centro de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental "Raio de Sol. Para Todos", de Albergaria-a-Velha, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

Projetos admitidos

Alcobaça - Letra a letra vou aprendendo

Braga - Bolsa solidária manuais escolares usados

Cadaval - Uma leitura diferente

Guarda - A terra da escrita

Ílhavo - Ao som das histórias

Moura - Padrinhos de leitura

Odivelas - Dois braços para embalar, uma voz para contar

Ponte de Lima - Rota dos escritores limianos

Sever do Vouga - Pais do avesso

Vizela - No meu tempo

 

 

Regulamento

Formulário de candidatura 2016

​02-11-2017 FF

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024