Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Recursos
 
recursos_quadrado.png
​A Bolsa de Recursos RNBP é um repositório com recursos de interesse para as bibliotecas. Trata-se de um espaço de partilha e contacto entre instituições, com vista a rentabilizar recursos disponíveis. Plataforma online que inclui exposições, kits para grupos de leitores/clubes de leitura e formação. Inclui também os contactos de entidades (agentes culturais) que prestem serviços para bibliotecas na área da formação, da mediação da leitura ou das artes performativas.​ 
Entre em contacto connosco caso a sua biblioteca disponha de algum recurso que possa ser emprestado a outra biblioteca (exposições, kits de grupos de leitores/clubes de leitura, formação, ateliers/workshops) através do email rnbp@dglab.gov.pt

​Os Webinars RNBP têm o objetivo de capacitar os profissionais das bibliotecas públicas. A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), através da Direção de Serviços de Bibliotecas (DSB), deu início, em 2020, a um ciclo de webinars sobre diversas temáticas que se destinam a todos os profissionais a exercer funções em Bibliotecas Públicas Portuguesas, com prioridade para as pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). 
How_to_Spot_Fake_News_PT160.jpg
​Sites de verificação de factos no combate às fake-news e à desinformação:

☑️Polígrafo 
☑️Viral
☑️Iberifier
☑️Obercom


Atividades online - Compilação de uma série de iniciativas online desenvolvidas pelas bibliotecas públicas da RNBP e disponibilizadas ao público em diversas plataformas e redes sociais. (notícia de abril 2020)

Serviços de Empréstimo alternativos - Um dos serviços mais procurados nas bibliotecas e que, face às atuais circunstâncias, teve de ser reinventado, é o serviço de empréstimo de livros, que um número cada vez maior de bibliotecas está a disponibilizar à comunidade com as possibilidades de "take-away" ou de entrega ao domicílio. (notícia de abril 2020)
cartazes2peq.jpg



​Álbuns do Facebook com a recolha de cartazes e anúncios de serviços implementados pelas bibliotecas em tempo de confinamento.
A partir de março 2020
A partir de janeiro 2021 (em atualização)



Álbum do Facebook com fotografias publicadas pelas bibliotecas/autarquias que testemunham o funcionamento dos serviços das bibliotecas públicas em tempo de pandemia e álbum do Flickr sobre as «Bibliotecas da RNBP em tempos de pandemia de Covid-19» (em atualização)

Guias RNBP
Como forma de apoiar os profissionais das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a DGLAB está a elaborar guias rápidos que pretendem orientar na utilização de ferramentas digitais, na organização de atividades, na avaliação de informação, no planeamento de um projeto ou na resolução de questões do dia-a-dia. 



Bibliotecas para o desenvolvimento e a Agenda 2030 da ONU: Recursos, projetos e atividades.
flipb2.jpg



Conscientes de que as bibliotecas públicas, como agentes de promoção da informação e do conhecimento para a capacitação das comunidades, deve manter a comunicação com a sua comunidade, mesmo que à distância, é nosso dever unir esforços e trabalhar em conjunto na mobilização e informação à população. É com esta visão das bibliotecas como faróis que, através da nossa página web e das nossas redes sociais, partilhamos informação e conteúdos gratuitos que possam ajudar a manter serviços de biblioteca pública na área da informação, da cultura e do lazer, inclindo desde final de janeiro de 2021 duas novas áreas, Bibliotecas na imprensa e Serviços de biblioteca em tempo de pandemia, para além das já existentes (sugestões de leitura, visitas a exposições, seleção de músicas e filmes, jogos, propostas de formação e cursos).
diploma-icon.png



Manifestos, Tratados, Declarações, Normas, Guias
Consulte os principais documentos orientadores na área das bibliotecas públicas, a nível nacional e internacional.

calendariornbp2020-web-tb.jpg
​Ao loingo do ano de 2020 procurámos recolher mensalmente iniciativas e/ou projetos junto das bibliotecas públicas que demonstrassem e exemplificassem a sua potencialidade e capacidade abrangente, quer de públicos, quer de áreas de intervenção com grande impacto na comunidade. Assim, a cada uma dos 12 meses do Calendário RNBP, associámos um tema central à volta do qual procedemos à recolha de algumas práticas e sua divulgação, agora aqui replicada:
Janeiro
cidadaniademocraciaCal2020.jpg
Fevereiro
AprendizagemCal2020.jpg
​Março
literaciasCal2020.jpg
​Abril
livroCal2020.jpg
Maio
patrimonioCal2020.jpg
​Junho
inclusaoCal2020.jpg
​Julho
ComunidadeCal2020.jpg
​Agosto
ArtesCal2020.jpg
​Setembro
agenda2030Cal2020.jpg
​Outubro
TecnologiasCal2020.jpg
​Novembro
jogosCal2020.jpg
​Dezembro
criatividadeCal2020.jpg



Guide350.jpg


Competências Digitais - «Digital Travellers» 

​Projeto piloto de partilha de recursos e promoção de literacias digitais básicas numa abordagem que aproveita a proximidade dos bibliotecários aos grupos mais vulneráveis e em risco de exclusão digital. Numa sociedade cada vez mais digital onde as competências digitais básicas são cada vez mais necessárias para as tarefas diárias, o Digital Travellers visa promover a inclusão digital de pessoas com o menor custo, usando uma metodologia de "formar o formador", numa abordagem de base que aproveita a proximidade dos bibliotecários aos grupos mais vulneráveis e em risco de exclusão digital e social. 
DTravellersM.jpg

dt0.jpg
dt1.jpg
dt2.jpg
dt3.jpg
dt4.jpg
dt5.jpg



Sugestões/propostas da IFLA para "advocacy" das bibliotecas






3i1r.png
Cartazes para download

​Bibliotecas X Covid19
​Agenda 2030
​Clubes de Leitura
​Clube Leitura ODS
Bibl. Itinerantes
(2021)



How-To-Organiza-Your-Own-SDG-Book-Club_PT.jpg

Bibliotecas X Comunidades Refugiados​
​A Literacia Financeira chegou à RNBP
Melhor Internet
(BIK+)​
Detetar notícias falsas
(IFLA)​
Manifesto IFLA-UNESCO para as Bibliotecas Públicas (2022)​
bm_pandemia_v3mini.jpg

BIK_poster_v1_pt110.jpg
Fake_News_PT300.jpg
IFLACartaz200.jpg

​Estatística 2019
​ ​Estatística 2020
Estatística 2021
Estatística 2022

infografico_stat_rnbp_2019_NL.jpg
infografico_stat_rnbp_2020.jpg
infografico2021_rnbp_mini.jpg
infografico_stat_rnbp_2022_120.jpg


Dia da RNBP





Campanha #BibliotecasAquiParaSi

cartaz_v4_AA_blue.jpg
cartaz_v4_BB_orange.jpg
cartaz_v4_FF_green.jpg
cartaz_v4_GG_orange.jpg
cartaz_v4_HH_blue.jpg
cartaz_v4_II_blue2.jpg

Campanha «Black Friday»


BF120_22.jpg
2022
BF120B_22.jpg

BLACK_FRIDAY_RNBP_2023x160.jpg
2023
BLACK_FRIDAY_RNBP_2023_cleanx160.jpg

BLACK_FRIDAY_RNBP_2021_Apeq.jpg
2021
BLACK_FRIDAY_RNBP_2021_23peq.jpg

BLACK_FRIDAY_RNBP_2021_24peq.jpg
BLACK_FRIDAY_RNBP_2021_25peq.jpg
BLACK_FRIDAY_RNBP_2021_26peq.jpg
black-friday_2.jpg
2020
black-friday_3.jpg
black-friday_4.jpg
black-friday_5.jpg

black-friday_2020.jpg
black-friday.jpg
2019





© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024