INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020

Este Programa é o resultado direto da experiência favorável que, desde 1989, envolveu a cooperação na fronteira entre os dois países, que permitiu e pretende continuar a avançar na melhoria da qualidade de vida dos habitantes do Espaço de Cooperação.

 

No prosseguimento do POCTEC 2007-2013 (Vídeo POCTEP 2007-2013), este Programa prevê, para além de ações a favor da investigação, desenvolvimento e inovação, ações relacionadas com o desenvolvimento empresarial e o fomento do emprego de qualidade, prevendo também medidas em matéria de ambiente e infraestruturas energéticas e ecológicas.

Igualmente estão previstas ações relacionadas com a melhoria da capacidade institucional das administrações e dos serviços públicos, consolidando novas estratégias de diálogo e inter-relação através da cooperação transfronteiriça que permitam avançar com novas iniciativas.

O espaço de cooperação abrangido inclui 37 NUTIII pertencentes aos dois países:

Espanha: Ourense, Pontevedra, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz, Huelva, A Coruña, Lugo, Ávila, León, Valladolid, Cádiz, Córdoba e Sevilla.

Portugal: Alto Minho, Cávado, Terras Trás-os-Montes, Douro, Beiras e Serra de Estela, Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Algarve, Ave, Alto Tâmega, Tâmega e Sousa, Área Metropolitana do Porto, Viseu Dão-Lafões, Região de Coimbra, Médio Tejo, Região de Aveiro, Região de Leiria, Oeste e Alentejo Litoral.

 

ESTRATÉGIA 2020

Com base na Estratégia Europa 2020 (EE2020) procedeu-se ao desenvolvimento do quadro de referência para o período de programação financeira 2014-2020, focado na otimização e coordenação dos instrumentos financeiros disponíveis, na concentração de recursos num conjunto claro de objetivos 2020 e nos respetivos resultados.

A principal mudança foi a adoção de um Quadro Estratégico Comum 2014-2020 que visa garantir uma maior coerência entre as políticas comunitárias e os investimentos concretizados.

Europa 2020

Politica Regional

Norte 2020

Mais Centro

CRER 2020

Oestecim

PAR Lisboa

PO Algarve 21

CRESC Alg 2020

Alentejo 2020

 

Comunidades Intermunicipais

CIMBAL (Baixo Alentejo)

CIMAC (Alentejo Central)

CIMAL (Alentejo Litoral)

CIMAA (Alto Alentejo)

CIMLT (Lezíria do Tejo)

AMAL (Algarve)

CIMAM (Alto Minho)

AMAT (Alto Tâmega)

CIMA (Ave)

CIMBIS (Beira Baixa)

CIMBSE (Beiras e Serra da Estrela)

CIMCAVADO (Cávado)

CIMVDL (Viseu Dão Lafões)

CIMDOURO (Douro)

MEDIOTEJO (Medio Tejo)

OESTECIM (Oeste)

CIM REGIÃO de AVEIRO (Região de Aveiro)

CIM REGIÃO de COIMBRA (Região Coimbra)

CIM REGIÃO de LEIRIA (Região Leiria)

CIM TÂMEGA E SOUSA (Tâmega e Sousa)

CIMTTM (Terras de Trás-os-Montes)

AMRAA (Região Autónoma dos Açores)

AMRAM (Região Autónoma da Madeira)

AML (Lisboa)

AMP (Porto)

(atualiz. julho 2016 RD)