ribbse1mini.jpg 





O projeto PADES da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela 
"Em rede nunca lemos sós", pretende ser um projeto integrador das bibliotecas e das populações da região, Numa lógica de otimização de recursos e tendo em vista o desenvolvimento de serviços em rede. O projeto assenta num trabalho colaborativo e respeitador da individualidade de cada biblioteca e de cada concelho no vasto território da CIMBSE, com o objetivo de facilitar às populações mais idosas e geograficamente mais distantes dos centros urbanos o acesso à cultura e à informação, dotando o território rural de uma rede efetiva e afetiva de leitura e de acesso aos serviços de biblioteca pública. Estruturado em 3 eixos que correspondem às suas diferentes linhas de ação, propõe a rentabilização dos recursos e dos serviços, dando-lhes continuidade para além da vigência do prazo do contrato e garantindo que os utilizadores dos 15 municípios abrangidos beneficiem de serviços de biblioteca pública (não só dos da biblioteca do seu município, mas dos de todas as bibliotecas da Rede Intermunicipal).

a) Bibliotecas itinerantes: visa a disponibilização de serviços de biblioteca e apoio ao cidadão, através de 4 carrinhas itinerantes, tendo como público alvo a população com mais de 65 anos residente nas freguesias rurais de Almeida, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

b) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): visa a implementação de um catálogo comum às 15 bibliotecas da RIBBSE, a disponibilizar online, com o objetivo de viabilizar o empréstimo interbibliotecas e melhorar o acesso de todos os munícipes aos documentos disponíveis. O projeto prevê a aquisição dos serviços necessários à implementação e operacionalização do sistema, bem como a aquisição de equipamentos, quer para o tratamento documental, quer para uso do público.

c) Coleção: visa a adequação das coleções à população de zonas não urbanas da comunidade, quer em suporte papel, quer também em suporte digital. 

  • Galeria de fotos (em breve)

Conheça aqui as bibliotecas da RIBBSE