Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
«7 dias com os Media» de 3 a 9 de maio




“Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra” é o tema para a  12.ª edição da iniciativa, promovida pelo GILM - Grupo Informal sobre Literacia para os Media

A literacia mediática, literacia da informação e a literacia digital, representam cada vez mais um vetor estratégico da formação dos cidadãos e um desafio para as políticas públicas educativas, culturais, da comunicação social, da sociedade da informação e da cidadania. 

A era digital trouxe consigo a democratização do acesso à informação, mas também expôs as sociedades à radicalização e à polarização das opiniões, alimentando sentimentos de medo, insegurança e incerteza. Este fenómeno é evidenciado nos conflitos na Ucrânia e na Palestina, que transcendem o campo de batalha físico, assumindo uma nova dimensão – a guerra comunicacional, que se desenrola tanto nos territórios em disputa quanto nas esferas digitais e mediáticas de todo o mundo. Em Portugal essa guerra é visível em temas fraturantes (política, desporto, identidade de género, entre outros), mas também em debates do quotidiano, contribuindo para o radicalismo e polarização da sociedade. O poder dos media em moldar perceções e narrativas é imenso. A natureza instantânea e viral da Internet amplifica a guerra comunicacional e, em alguns casos, distorce, influenciando a opinião pública. Este poder, se mal utilizado, alimenta o ódio, a desinformação e a polarização, contribuindo para intensificar conflitos e semear divisão a pretexto da liberdade de expressão. No entanto, os media também têm o poder de atuar como agentes de paz, promovendo o diálogo, a compreensão e a tolerância. Com as redes sociais, todos podemos amplificar discursos de paz, mas também agravar conflitos ao difundir desinformação ou mensagens de ódio. É por isso essencial que todos aprendamos a ser críticos com a informação que consumimos e partilhamos, promovendo o respeito pelos direitos humanos e criando comunidades mais unidas e informadas. São bem vindas todas as ideias, atividades e temáticas relacionadas com a literacia mediática e com os diferentes tipos de media (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…), sendo estes "dias" com os media uma nova oportunidade para enriquecer o debate e a reflexão em torno dos media, através do desenvolvimento e partilha de projetos e iniciativas que promovam a sua utilização consciente e responsável. Nos 7 dias com os Media existe abertura para receber todos os contributos que ajudem a refletir sobre a importância da literacia mediática. O GILM propõe alguns temas para reflexão nesta edição:

  • Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
  • O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
  • Padrões éticos e responsabilidade no campo dos media
  • A construção de narrativas falsas sobre conflitos pela desinformação e propaganda online
  • Inteligência artificial e manipulação da realidade
  • O radicalismo e polarização das sociedades
  • Discursos de ódio nas redes sociais 
  • Os limites da liberdade de expressão em democracia
  • A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

Participe promovendo atividades que contribuam para a reflexão sobre estes ou outros temas relacionados, identifique-as e divulgue-as nas redes sociais com as hastags sugeridas.

#7diascomosmedia #7diascomosmedia2024 #GILM


7diascomosmedia_fundoclaro550.jpg

Na oportunidade, direcionamos para o cartaz da IFLA sobre como detetar notícias falsas, disponibilizado em formato impressão no nosso site:



24-01-2024 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024