Foram recentemente celebrados os Protocolo de Adesão à RNBP com três municípios da Região Autónoma da Madeira, a saber, Ribeira Brava, Santa Cruz e São Vicente, passando a ser cinco os municípios desta Região que possuem bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
A RNBP NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
De acordo com o Manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas, "os serviços da biblioteca pública devem, em princípio, ser gratuitos. A biblioteca pública é da responsabilidade das autoridades locais e estatais. Deve ser objeto de uma legislação específica e financiada pelos governos nacionais e locais. Tem de ser uma componente essencial de qualquer estratégia a longo prazo para a cultura, o acesso à informação, a alfabetização e a educação" com impactos na capacitação das pessoas e no desenvolvimento das comunidades e territórios.
Considerando estes princípios, a criação da Rede Municipal de Bibliotecas na Regiõe Autónoma da Madeira, surgiu como um projeto fundamental para o desenvolvimento cultural desta região, atendendo a que a qualidade de vida dos cidadãos passa pela possibilidade de poderem usufruir de equipamentos que permitam o livre acesso à informação, à cultura, à educação, conhecimento e ocupação dos seus tempos livres.
Assim, em 2002, através do Protocolo celebrado entre o então Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e a Direção Regional de Cultura da Madeira, foi criado o programa da Rede de Bibliotecas Municipais da Região Autónoma da Madeira com base no programa delineado a nível nacional desde 1987, adaptando-o às especificidades regionais e às novas necessidades de uma sociedade digital e em constante mudança.
Entre 2008 e 2009, os municípios de Machico e de Câmara de Lobos desenvolveram os seus projetos e inauguraram as respetivas bibliotecas, sendo que, já em 2024, e na sequência de novos contactos entre a DGLAB e a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), organismo a quem compete apoiar as bibliotecas municipais, foi possível integrar na RNBP também as bibliotecas municipais de Santa Cruz, São Vicente e Ribeira Brava.
Trabalharemos em colaboração e proximidade com a Direção Regional para que os municípios que ainda não aderiram à RNBP o possam vir a fazer em breve.