Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
O acesso à Internet nas bibliotecas da RNBP


​Como forma de responder às necessidades da população, e de acordo com os dados recolhidos no questionário da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas de 2019, as 239 bibliotecas da RNBP, facilitam o acesso à informação, às redes sociais e também a comunicação com os serviços do estado ao cidadão, através da disponibilização de acesso à Internet - rede fixa e/ou WiFi - e aos dispositivos tecnológicos necessários.

Estes serviços universais e gratuitos assumem maior importancia e relevância em situações de crise, contribuindo para combater desigualdades e a exclusão social dos grupos mais vulneráveis. O período de confinamento que ditou o encerramento de escolas, despedimentos e perda de rendimentos à maioria das famílias, criou uma necessidade urgente de acesso à Internet, já que este se revelou ser o meio de comunicação privilegiado em tempo de pandemia.

"(...) mais do que o simples acesso passivo à informação como ato de receção, é a produção de conhecimentos críticos que nos deve inquietar e mobilizar, o conhecimento como atividade, como acréscimo e construção de si e do mundo" (1)                  

Assim, se é verdade que este serviços já eram disponibilizados pelas bibliotecas municipais antes da pandemia, nunca como agora eles merecem ser tão amplamente divulgados junto das comunidades quanto possível. Porque são um serviço essencial das bibliotecas municipais e, tal como todos os outros, gratuito e para todos!

mapa-wifi-A3.jpg

(descarregue aqui o cartaz)

(1)Matoso, Rui (2018) - O contributo das bibliotecas públicas para a efetivação da democracia cultural. Cescontexto: Debates, 2018, n. 23, pp. 11-34.

 

MAPA GOOGLE REFERENTE AO ACESSO À INTERNET NAS BIBLIOTECAS DA RNBP

Atualizado a 23-02-2021 RD/FF


16-07-2020 | RD/FF    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-03-2024